30/05/2024

Em dia de sol, celebração de Corpus Christi reúne mais de 10 mil fiéis no centro de Caxias do Sul

Missa presidida por Dom José Gislon teve como gesto concreto a coleta em dinheiro para o fundo diocesano de auxílio e cuidado às pessoas atingidas pelas chuvas e enchentes; em toda a Diocese, dezenas de celebrações movimentaram as paróquias

A celebração da Eucaristia, com a partilha do pão da Palavra e da comunhão, é o centro e ápice da vida da Igreja Católica. E a Solenidade de Corpus Christi, comemorada nesta quinta-feira, 30 de maio, tem como objetivo manifestar publicamente a fé dos católicos na presença real de Cristo na hóstia e no vinho consagrados, isto é, na Eucaristia. Em toda a Diocese de Caxias do Sul, milhares de pessoas participaram de dezenas de Missas, procissões e momentos de oração, além da confecção dos tradicionais tapetes de serragem ou da organização de coletas de alimentos, cobertores, agasalhos e produtos de higiene, numa grande ação de solidariedade.

Em Caxias do Sul, a Missa campal das 15h, em frente à Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, reuniu mais de 10 mil fiéis, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres que atuam nas paróquias da cidade. Durante a homilia, Dom José recordou que a fé no Cristo eucarístico precisa levar à ação. "Se abrirmos os olhos do coração, saberemos que as palavras do Senhor Jesus são Espírito e Vida. É Jesus que alimenta nossa esperança comprometida na reconstrução de casas e lares, mas também na reconstrução da esperança dos nossos irmãos", salientou.

A Missa de Corpus Christi também recordou os 90 anos da Diocese de Caxias do Sul comemorados em 2024. Como gesto concreto, em sinal de solidariedade com os flagelados pela situação climática do Rio Grande do Sul, a coleta, em dinheiro da Missa será destinada ao fundo diocesano para auxílio às pessoas atingidas pelas enchentes. A doação também pode ser feita pela chave PIX (e-mail) [email protected].

Neste ano, a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, em Caxias do Sul, aconteceu no trajeto compreendido entre a Catedral Diocesana e a Igreja São Pelegrino. Os fiéis desceram a rua Sinimbu motivados por canções e orações com o objetivo de manifestar publicamente a fé no Cristo na Eucaristia. Ao chegar à escadaria de São Pelegrino, a comunidade caxiense recebeu a bênção com o Santíssimo Sacramento.