Pastoral Familiar
03/10/2022

Encontro de preparação ao matrimônio reúne 19 casais em Caxias do Sul, no mês de outubro

No sábado, 1º de outubro, 19 casais participaram do curso de noivos em Caxias do Sul; preparação ao sacramento do matrimônio foi organizada pela equipe da Pastoral Familiar da Catedral Diocesana; encontro acontece mensalmente em Caxias

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul se dedica mensalmente aos encontros em preparação ao matrimônio. No sábado, 1º de outubro, 19 casais participaram do curso de noivos em Caxias do Sul, organizado pelo núcleo da Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Ao longo do dia, os noivos são convidados a refletir sobre a família, o plano de amor de Deus, o Sacramento do Matrimônio, o relacionamento e seus aspectos psicológicos, bem como a afetividade e sexualidade do casal e o relacionamento conjugal.

"A preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão, e um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial e da vida na qual introduz", escreveu o Pontifício Conselho para a Família, em 1996. Segundo o Pontifício Conselho, "a importância da preparação implica um processo de evangelização que é maturação e aprofundamento na fé".

O dia de encontro foi concluído com a Santa Missa, presidida pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi. Na celebração, o grupo se juntou aos candidatos ao diaconado permanente e suas esposas, que participavam das atividades da Escola Diaconal São Filipe.

Em Caxias do Sul, os encontros acontecem mensalmente, de fevereiro a dezembro, com a coordenação da Pastoral Familiar, conforme o cronograma abaixo.  As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Catedral Diocesana, com acesso pela Catedral ou pela rua Os Dezoito do Forte, 1811, no Centro de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h. O valor da inscrição é de R$ 200,00 a ser pago em dinheiro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3221-2564 ou pelo e-mail: [email protected]

Nas demais cidades da Diocese de Caxias do Sul, os encontros acontecem trimestralmente, duas vezes ou uma vez ao ano, de acordo com a demanda local.

Confira o cronograma completo

Caxias do Sul