Pastoral Familiar
20/11/2023

Encontro de preparação ao matrimônio reúne 30 casais em Caxias do Sul, no mês de novembro

No sábado, 18 de novembro, 30 casais participaram do curso de noivos em Caxias do Sul; preparação ao sacramento do matrimônio foi organizada pela equipe diocesana da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul se dedica, entre outras ações, aos encontros em preparação ao matrimônio. No sábado, 18 de novembro, 30 casais participaram do curso de noivos em Caxias do Sul, organizado pela equipe diocesana da Pastoral Familiar, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Ao longo do dia, os noivos foram convidados a refletir sobre a família, o plano de amor de Deus, o Sacramento do Matrimônio, o relacionamento e seus aspectos psicológicos, bem como a afetividade e sexualidade do casal e o relacionamento conjugal.

"A preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão, e um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial e da vida na qual introduz", escreveu o Pontifício Conselho para a Família, em 1996. Segundo o Pontifício Conselho, "a importância da preparação implica um processo de evangelização que é maturação e aprofundamento na fé".

Na semana anterior, no sábado, dia 11 de novembro, 25 casais participaram do encontro de preparação ao Matrimônio na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. A atividade foi concluída com a Missa das 18h, no Santuário Santo Antônio.