Equipe da Campanha da Fraternidade da Diocese de Caxias do Sul se reúne para iniciar planejamento para 2025
No próximo ano, a 61ª Campanha da Fraternidade vai apresentar o tema: "Fraternidade e Ecologia Integral", sendo um sinal da Igreja Católica no Brasil no cuidado para com o povo brasileiro a partir da situação climática
Na tarde da terça-feira, 06 de agosto, a equipe responsável por dinamizar a Campanha da Fraternidade 2025 na Diocese de Caxias do Sul se reuniu para iniciar o planejamento das atividades de formação e ações concretas para o próximo ano. Com o lançamento na Quarta-feira de Cinzas de 2025, 05 de março, a 61ª Campanha da Fraternidade vai apresentar o tema: "Fraternidade e Ecologia Integral", sendo um sinal da Igreja Católica no Brasil no cuidado para com o povo brasileiro a partir da situação climática. O lema é retirado do livro do Gênesis: "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31).
Com a divulgação do cartaz oficial pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na segunda-feira, dia 05, o grupo pôde refletir sobre os caminhos para preparar bem o período anterior à Campanha da Fraternidade, bem como a vivência do que o tema propõe e o acompanhamento e avaliação das ações. Fazem parte do grupo: o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e membro da equipe nacional das CFs, padre Anesio Ferla, representando a equipe de Coordenação de Pastoral, Denise Lain e Ana Júlia Bento Alves, a secretária da Cáritas na Diocese, Loiva Menezes e o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha.
Entre as ações já previstas estão dois momentos de formação, sendo um para o clero, durante o dia, e outro à noite para as lideranças das paróquias e comunidades, em novembro de 2024. A equipe pretende fomentar a participação de pessoas de todas as Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata, nas atividades de forma presencial e remota.
O grupo também já levantou propostas para a abertura da Campanha da Fraternidade, no dia 05 de março, e para o diálogo e ações voltadas ao mundo acadêmico. Também foi abordado o processo de organização do edital para acesso aos recursos da Coleta da Solidaridade, realidada no Domingo de Ramos.