Diocese de Caxias do Sul inicia processo de escuta da realidade para elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral
Até o mês de junho de 2025 todas as 983 comunidades da Diocese serão visitadas pela coordenação de cada Região de Pastoral e pelos assessores missionários para aprofundar aspectos históricos da localidade, a realidade pastoral e as perspectivas de futuro
A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Coordenação Diocesana de Pastoral, está realizando o projeto chamado "Vozes da Esperança - Diocese de Caxias do Sul em escuta sinodal para o Plano de Pastoral". A iniciativa que segue desde a celebração dos 90 anos da Diocese, celebrados no dia 08 de setembro de 2024, até o dia 26 de maio de 2026, prevê a escuta da realidade, a organização das linhas de ação e a construção conjunta do Plano Diocesano de Pastoral a ser lançado durante a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio de 2026.
Até o mês de junho de 2025 todas as 983 comunidades da Diocese serão visitadas pela coordenação de cada Região de Pastoral e pelos assessores missionários para aprofundar aspectos históricos de cada localidade, a realidade pastoral e as perspectivas de futuro. A Coordenação de Pastoral preparou um subsídio com as perguntas que nasceram a partir do Conselho Diocesano de Pastoral da metade deste ano de 2024. O material tem dois volumes: o livreto de orientações, destinado às equipes de assessores missionários, e o caderno de respostas, para que eles possam recolher as manifestações do povo de Deus durante as visitas.
A visita terá como finalidade ajudar a Coordenação de Pastoral a apresentar um diagnóstico de nossas comunidades eclesiais neste momento histórico, com todas as alegrias e os desafios.
Em cada Região, a equipe de coordenação e os assessores missionários terão pessoas que serão responsáveis por preencher os cadernos de resposta e depois transcervê-las no formulário digital que está no link abaixo. Esse formulário eletrônico vai possibilitar à Coordenação de Pastoral da Diocese ter as respostas todas tabuladas e isso facilitará o futuro trabalho de análise e estudo deste material.
>>>> ACESSE O FORMULÁRIO DIGITAL CLICANDO AQUI
A partir da conclusão da escuta às comunidades, a equipe diocesana irá preparar a síntese e encaminhar a um assessor que irá colaborar com o diagnóstico e posterior organização do documento com o objetivo-geral e encaminhamentos do Plano de Pastoral. O processo será permeado por encontros do Conselho Diocesano de Pastoral e pela Assembleia Diocesana de Pastoral e, posteriormente, aprovação e publicação do documento em 2026.