22/01/2022

Escutar e viver a Palavra de Deus!

Escutar e viver a Palavra de Deus!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Na vida de fé, o povo de Deus, a caminho da casa do Pai, tem necessidade de alimentar a sua vida espiritual com a Palavra do Senhor. Ela nos ajuda não só a superarmos as provações na nossa peregrinação, mas, acima de tudo, ela alimenta a nossa fé, para vivermos na alegria, com amor e esperança, a vida dom de Deus.

A Palavra de Deus, quando acolhida no coração, transforma a nossa vida e resplandece pelo nosso testemunho e em nossas ações de discípulos e discípulas do Senhor na realidade de hoje. A Boa Notícia de salvação que Jesus anuncia começa a realizar-se já “agora”, para quem abre os ouvidos e o coração ao seu anúncio, porque é uma palavra acompanhada pela força do Espírito Santo. E a “hora” da salvação de Jesus continua até o final dos tempos, construindo a comunhão na comunidade cristã e entre os homens e mulheres de boa vontade, que acolhem a sua Palavra e lhe dão vida através do testemunho e das suas ações no dia a dia.

Sem testemunho e obras, eu posso conhecer tudo sobre Jesus, posso conhecer do ponto de vista literário toda a Sagrada Escritura, mas ela será apenas mais uma palavra, como tantas outras, se eu não a acolher no coração, deixando que ela transforme a minha vida. O “Verbo” ganhou vida no seio de Maria de Nazaré, pelo seu “sim” incondicional a Deus. Quando acolhemos a Palavra de Deus, dirigida ao nosso coração, à nossa vida na realidade de hoje, ela frutifica, alimenta a nossa vida de fé, nos fortalece na caminhada de povo de Deus, mantém acesa no nosso coração a chama da esperança, nos momentos bonitos, mas também naqueles de provações que a vida nos apresenta, muitas vezes de forma dura e inesperada.

É importante compreender a Palavra, porque sem a devida compreensão, a Palavra de Deus pode ser como uma semente caída sobre as pedras: não germinará para dar frutos. A palavra escutada e entendida representa o caminho que conduz à vida nova.

Cada comunidade é uma Seara do Senhor, onde os dons do Espírito Santo e os dotes intelectuais, de cada indivíduo, podem ser colocados a serviço do Evangelho. Ter presente a multiplicidade dos dons do Espírito, na comunidade, é importante para que ela possa desenvolver a sua missão de evangelizar e formar discípulos e discípulas do Senhor Jesus, comprometidos com o Evangelho. Também os pequenos e invisíveis serviços que cada irmão ou irmã presta na comunidade são importantes para a saúde espiritual da mesma. Neles pode se manifestar o maior dom do Espírito Santo, que é o amor.

+ Dom José Gislon, OFMCap
Bispo diocesano de Caxias do Sul – RS