04/05/2022

Espaços da Igreja Católica acolhem atletas e equipes da 24ª edição das Surdolimpíadas

Campos de futebol de comunidades e casas religiosas são utilizados para competições e como hospedagem dos participantes, em Caxias e Farroupilha; Santuário de Caravaggio e Catedral Diocesana também recebem atividades

Pela primeira vez na história, a América Latina recebe as Surdolimpíadas. E a 24ª edição Surdolimpíadas de Verão acontece em Caxias do Sul, cidade-sede e em Farroupilha, como subsede, nesta primeira quinzena do mês de maio de 2022. Oficialmente, o evento seria em 2021, mas a pandemia fez com que os jogos fossem adiados.

A Surdolimpíada é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

De 1º a 15 de maio, vinte modalidades são realizadas em diversas praças esportivas e recebem mais de 6 mil atletas. A Igreja Católica, por sua vez, também exerce seu papel de bem acolher os surdoatletas e também as comissões e equipes, seja nos espaços de competição ou ainda de hospedagem.

No sábado, 30 de abril, a tocha surdolímpica foi acesa no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, num momento conduzido pelo reitor, padre Ricardo Fontana, com a presença da equipe sacerdotal do Santuário e de diversos atletas, entre elas a jogadora surdoatleta brasileira de futebol Stefany Krebs. Ao chegar a Caxias do Sul, a pira passou pelo largo da Igreja São Pelegrino e foi conduzida até a Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, onde foi acesa uma vela junto ao altar lateral de Nossa Senhora Aparecida. A chama permanece ali até o final do evento. A atividade foi acompanhada pelo vigário paroquial da Catedral, padre Vinicius Fedrizzi Caberlon.

O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, também acolhe a modalidade do ciclismo, entre os dias 02 e 08 de maio. Já os campos de futebol da comunidade Santa Lúcia – 9ª Légua e Nossa Senhora da Saúde, da Paróquia Santa Catarina, recebem os jogos de futebol desde 30 de abril, até o encerramento do evento, em 15 de maio.

Já o Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) e a Casa Jesus Bom Pastor, das Irmãs Pastorinhas, na Terceira Légua, acolhem delegações de atletas. Enquanto árbitros do Cazaquistão e surdoatletas de Taekwondo do Gabão, entre outros desportistas estão hospedados na casa de formação da Diocese, o espaço gerido pelas Pastorinhas recebe a comitiva libanesa, composta também por muçulmanos.

Foto: C. LORENZETT/by XPLAY TV