Pastoral Litúrgica
18/05/2024

Exortação Apostólica Verbum Domini é tema do segundo encontro de formação para leitores da Palavra de Deus

Documento do Papa Bento XVI foi publicado em 2010 após o Sínodo dos Bispos realizado em 2008, com o tema: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja"; a atividade foi assessorada pelo padre Eleandro Teles

Na noite da quinta-feira, 16 de maio, a Comissão de Liturgia da Diocese de Caxias do Sul promoveu o segundo encontro do ciclo formativo para leitores da Palavra de Deus. Presencialmente, na Catholica Domus, ou por meio do link do YouTube, disponibilizado aos inscritos, centenas de pessoas puderam acompanhar a atividade que teve como tema: "Liturgia, lugar privilegiado da Palavra de Deus", a partir da Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI. Além disso, em diversas paróquias da Diocese, membros de equipes de liturgia e cantos puderam acompanhar, reunidos, a transmissão.

A atividade iniciou com a oração a partir da Sagrada Escritura e do canto da sequência de Pentecostes, na semana de oração e preparação para celebrar a Solenidade da vinda do Espírito Santo sobre a Igreja, conduzida pelo seminarista Sergio Viegas. Logo depois, o reitor do Seminário Maior São José  e chanceler do bispado, padre Eleandro Teles, explanou sobre a organização da Verbum Domini. O documento do Papa Bento XVI foi publicado em 2010 após o Sínodo dos Bispos realizado em 2008, com o tema: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

O vídeo, na íntegra, pode ser acompanhado no início desta matéria e os PDFs do padre Eleandro, além da Exortação Apostólica Verbum Domini, logo abaixo, no final do texto.

O ciclo formativo segue na próxima quinta-feira, 23 de maio, das 19h30min às 21h30min, sendo que esse último encontro será na Catedral Diocesana ou pela transmissão no canal do YouTube da Diocese. As inscrições virtuais estão encerradas, sendo que o vídeo é colocado de forma pública aos sábados no YouTube da Diocese. É possível participar presencialmente, sem inscrição.

Acesse os materiais do primeiro encontro clicando aqui: https://www.diocesedecaxias.org.br/noticias/a-constitucao-dogmatica-dei-verbum-do-vaticano-ii-e-tema-do-primeiro-encontro-do-ciclo-formativo-para-leitores-da-palavra-de-deus

23/05 (quinta-feira)

A proclamação da Palavra e orientações práticas (Doc. 97 da CNBB – Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja)
- Linhas de ação para o caminho de conhecimento, oração e evangelização da Palavra
- Postura ao microfone, tom de voz (clara e compreensível)
- A pontuação correta fundamental para o bom entendimento do que está sendo lido.
- Orientações práticas (chegar ao ambão, discrição nas vestes)
- Exercícios para a voz (fonoaudióloga)