Paróquia Santo Antônio BG
25/05/2023

Fruto da CF 2023 e da Festa do Padroeiro: Paróquia Santo Antônio sedia cursos de capacitação profissional, em Bento

Em conjunto, CIC-BG, Paróquia Santo Antônio, Prefeitura de Bento Gonçalves e Senai oportunizam qualificação gratuita a pessoas de baixa renda

A esperança em fazer com que o maior número possível de pessoas acesse o mercado de trabalho passa por questões que envolvem, principalmente, capacitação e oportunidade. Uma iniciativa envolvendo esforços coletivos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), por meio de seu projeto Qualifica Bento, da Paróquia Santo Antônio, do Senai e da Prefeitura está oportunizando nova perspectiva a 20 alunos, que integram a primeira turma de um curso de capacitação profissional gratuitamente oferecido a pessoas atualmente sem emprego pelas entidades.

Elas iniciaram as aulas da formação em ‘Auxiliar de Produção’ na tarde de terça-feira, 23 de maio, em uma sala cedida pela administração da paróquia, e seguem com os estudos sempre às terças, às quintas e às sextas-feiras, das 13h30min às 16h30min, até o dia 13 de julho. Além do curso, os participantes recebem o lanche.

Ao todo, serão 62 horas de formação que podem representar o início de uma grande transformação na vida de cada um dos frequentadores. “A partir da capacitação, conseguimos dar mais oportunidade para as pessoas se inserirem no mercado de trabalho. Esses cursos ajudam a diminuir a distância existente entre elas e uma oportunidade profissional, que está muito mais acessível para quem tem qualificação”, observa a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

A proposta começou a tomar forma durante a divulgação da 145ª Festa de Santo Antônio, cuja programação principal, incluindo a tradicional procissão no centro da cidade, será no dia 13 de junho. Os casais festeiros realizaram um levantamento no banco de dados da paróquia e constataram que uma parcela de quem é beneficiado pela comunidade com a doação de cestas básicas tem condição de trabalhar. É um contingente de cerca de 10% dos integrantes das cerca de 400 famílias atendidas na Casa Pão dos Pobres, projeto da Paróquia Santo Antônio.

Durante a solenidade de inauguração do curso, o padre Volmir Comparin, pároco da Santo Antônio, citou o lema dos festejos do padroeiro de Bento Gonçalves – "Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz" – para estabelecer uma conexão com o curso. “Com essa motivação, diversas comissões e frentes de trabalho foram organizadas. Merece destaque o trabalho realizado pelos festeiros tanto para arrecadar alimentos não perecíveis e encaminhar à Casa Pão dos Pobres, que atende centenas de famílias mensalmente, bem como por buscar a parceria com o CIC-BG e a prefeitura para, além de dar assistência, poder promover a dignidade humana por meio da qualificação profissional e da recolocação dos assistidos no trabalho”, disse Comparin.

Enquanto o CIC-BG e os festeiros de Santo Antônio articulavam as formas para viabilizar o projeto, novos parceiros foram se juntando à iniciativa. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social, auxiliou no cadastro das pessoas atendidas pelo Pão dos Pobres. “É um projeto importante que unifica esforços do poder público e privado para auxiliar as pessoas em vulnerabilidade com capacitações, que serão importantes para o encaminhamento ao mercado de trabalho. Quanto mais conseguirmos fazer ações para este público, mais poderemos auxiliar a modificar essas realidades”, diz o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.

O Senai, parceiro do Qualifica Bento, ministra o curso A coordenadora técnica de Educação Profissional do Senai, Aline Dutra, destacou que os ensinamentos serão permanentes na vida de cada um. “É um curso que oferece conhecimento, algo que ninguém tira de vocês, e abre portas para o mercado de trabalho para quem tem interesse”, reforçou.

Até o final do ano, outras promoções serão oferecidas gratuitamente para as famílias atendidas pela Casa Pão dos Pobres. Os interessados podem buscar informações na Paróquia Santo Antônio.

Com informações de Exata Comunicação e foto de Silvestre Santos