Setor Juventude
22/11/2022

Grupo de Jovens Calabrianos realizam encontro em Farroupilha

Encontro de jovens ocorreu no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, nos dias 19 e 20 de novembro

Grupo de Jovens Calabrianos realizam encontro em Farroupilha

Durante dois dias, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas temáticas. Houve momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e também a celebração da Santa Missa.

Acompanhe o relato elaborado pelos jovens Gabriel e o João:

O retiro foi marcado por momentos de reflexão e encontro com Deus, assessorados principalmente pelo casal de instrutores Ricardo e Josi. O grupo de Jovens Calabrianos desfrutaram de dois dias incríveis e inesquecíveis.

Dentre as coisas que mais marcaram o grupo no retiro, podemos citar o momento de deserto. Foi uma atividade onde nos desligamos de tudo, saímos da correria do dia a dia, deixamos de lado os problemas. Refletimos a partir da leitura de São Lucas 18, 35-43. Reservamos um tempo apenas para nós e Jesus. Logo após, com os ânimos acalmados, compartilhamos um pouco de como foi aquele momento para cada um de nós.

Outro momento, lembrado com apreço pelo grupo, foi o filme “Cartas para Deus” cuja reflexão emocionou todos ali presentes. Nele é contada a história de um menino que tinha câncer no cérebro e escrevia cartas para conversar com Deus e as mandava para correio. Tais cartas acabaram caindo nas mãos certas. O novo carteiro que até então estava afundado em problemas teve sua vida mudada pelo menino. Não só a dele, mas a de todos que o garoto teve a oportunidade de conviver. É interessante pensar que não existe idade para conquistarmos o mundo e ajudarmos as pessoas. Não é porque somos jovens que não possamos fazer isso, todos somos capazes.

A palestra com o Padre Marciano Guerra (Responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul) teve como tema juventude, também impactou muito todos presentes. Refletimos sobre a frase: “Jovens vocês são o agora de Deus” do Papa Francisco, e tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a vida do jovem e beato Carlo Acutis. Todos ali se comoveram e se identificaram com a história de vida do garoto, permeada desde cedo por um interesse em Deus, pelo compromisso diário de frequentar a Igreja e pela ajuda aos mais necessitados. Infelizmente essa vida foi interrompida aos 15 anos quando Carlo foi diagnosticado com leucemia e veio a falecer.

Somos a essência do hoje, ser jovem não é sinônimo de rebeldia, mas sim de experiências, de aprendizados, de construção. Deixar para depois não é uma opção, juventude é encontro com Deus é partilha com amigos e o mais importante de tudo é amor.

Saiba mais sobre a Juventude Calabriana, clicando aqui.