Jovens da Diocese de Caxias do Sul participam de mini curso que visa saúde mental e cuidado com a vida
Promovida pela Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), formação capacita lideranças para multiplicarem condutas que visam a prevenção ao suicídio entre jovens e adolescentes
Três representantes da Diocese de Caxias do Sul participaram do curso "Cuidar da Vida" promovido pela Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2025, em Nova Santa Rita - RS.
O Projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes”, tem por objetivo formar multiplicadores capacitados para atuar na prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens, especialmente no contexto de grupos e movimentos juvenis, além das escolas. A convite do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, a psicóloga Bárbara Scherer, o seminarista Eduardo Cantelli e a estudante de Letras, Morgana da Silveira participaram da formação.
Para Morgana, o mini curso “Cuidar da Vida” foi esclarecedor com relação às condutas de prevenção ao suicídio: “Precisamos falar sobre a saúde mental em nossas comunidades, paróquias, dioceses e nos grupos de jovens. É algo que está acontecendo na nossa sociedade. Muitas pessoas estão debilitadas emocionalmente. Receber essa formação, este instrumento de profissionais da saúde de forma muito clara, leve, sábia e envolvendo a nossa fé, nos capacitou para multiplicar esses conhecimentos para mais lideranças juvenis, para que possam ajudar essas pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento emocional e promover o cuidado com a vida”.
A psicóloga Bárbara reflete que a formação conseguiu passar aos participantes o conteúdo sobre um assunto delicado, aliando acolhimento, a fé e conhecimento técnico: “Fiquei muito feliz com a forma como o curso foi conduzido, porque ele, de fato, mostrou a importância de termos a coerência, a teoria e a explicação correta das coisas para realmente conseguir ajudar os jovens. Foi um curso que trouxe essa visão de qual forma vou auxiliar esse jovem, o que posso fazer, como posso ser um apoio e ter um olhar cuidadoso com as pessoas. É um curso muito estruturado, com embasamento teórico, ao mesmo tempo que transparece o cuidado e o amor de Jesus”.
O seminarista Eduardo Cantelli destacou que a experiência serve para ajudar a despertar em toda a Igreja esse olhar de cuidado. "A prevenção do suicídio é muito importante, porque nos alerta, nos abre a visão para que possamos perceber como anda a saúde mental daqueles que nos rodeiam, sobretudo jovens e adolescentes nessa fase de mudanças que a vida apresenta a eles. Podermos trabalhar na prevenção, aquele cuidado anterior, de estarmos atentos, de termos uma escuta acolhedora. Essa atividade serviu também podermos despertar aos outros essa atenção para que cuidem, para que se observem. Toda a vida importa".
A formação foi trazida ao Rio Grande do Sul após um pedido do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB, devido às enchentes que atingiram o estado em maio do ano passado, impactando a realidade e a saúde mental de muitos jovens. O projeto “Cuidar da Vida” é realizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Pastoral da Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.