DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Catedral Santa Teresa D'Ávila
15/09/2025

Missa marca o lançamento oficial da campanha "Eu cuido da Catedral" na fase da conservação das pinturas internas

Dom José Gislon presidiu a Eucaristia e recebeu, de forma simbólica, os projetos de intervenção para a manutenção e conservação das pinturas internas da Igreja-Mãe da Diocese que completa 125 anos de inauguração e dedicação em 2025

Com a Missa das 19h da Festa da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro, a Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila deu abertura oficial à segunda etapa da campanha "Eu cuido da Catedral". A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada pelo padres da Catedral, Volnei Vanassi e Tiago Camozzato. 

Nesta fase da obra estão sendo revitalizadas e conservadas as pinturas internas quem embelezam a Igreja-Mãe da Diocese desde o centenário da construção, em 1999. A então Igreja Matriz de Santa Teresa foi iniciada em 1895 e concluída em 1899. Sua consagração e dedicação foram realizadas no ano de 1900, portanto, há 125 anos.

Estavam presentes o diretor da ARS Restaurações, Ermindo Schuh, responsável pela primeira decoração e também pela intervenção atual e os arquitetos Sandra Favaro Barella, Franco Barella e Renata Brustolin, que acompanham os trabalhos e estudos para a próxima fase, que será da revitalização da fachada e pintura externa. 

Ao final da Missa, o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi apresentou uma linha do tempo dos projetos já realizados desde 2023, com a completa restauração dos bancos e cadeiras e em 2024 com a reforma das portas da fachada da igreja. Assim, ele apresentou o passo que a Paróquia Santa Teresa D'Ávila dá em 2025: a conservação e revitalização das pinturas internas, seguida de uma prestação de contas de doações já recebidas para dar início às obras, num orçamento estimado em R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

Padre Volnei traçou o cronograma do projeto, que deve durar 10 meses, tendo iniciado em maio deste ano. Além disso, apresentou o folder preparado pela comissão responsável pelas obras e também as formas de acompanhar o andamento dos processos de revitalização e de colaborar com a campanha "Eu cuido da Catedral". Na sequência, o pároco apresentou o vídeo institucional da Catedral Diocesana, que contextualiza a história, a arquitetura e a beleza desse patrimônio da comunidade caxiense, além do testemunho de voluntários que atuam nas pastorais e serviços.

Num breve momento de partilha do que já foi feito desde o início das obras e do que será feito nos próximos meses, Ermindo Schuh, da ARS Restaurações, e Sandra Favaro Barella, do escritório de arquitetos, agradeceram aos padres, comissões e à comunidade pela confiança. Logo depois, juntos, entregaram de forma simbólica os projetos ao bispo diocesano, Dom José Gislon. "Tudo isso nos levou a esse momento fazer o lançamento oficial das obras que já estão acontecendo para que a nossa Catedral fique bonita, bem cuidada. Um lugar que é nosso, um lugar de oração, de espiritualidade e nesses 150 anos da imigração italiana também a revitalização desse marco histórico dos primeiros imigrantes", explica o pároco, Volnei Vanassi.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias