Região Pastoral Caxias
15/10/2024

Missa na Paróquia São Pelegrino marca o envio dos assessores missionários para a escuta das comunidades de Caxias

Até o mês de junho de 2025, esse grupo terá a missão de visitar cada uma das 243 comunidades-Igreja presentes na cidade de Caxias do Sul, com o objetivo de escutar a realidade de cada local, para ajudar na elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral

A Região Pastoral de Caxias do Sul celebrou, no domingo, 13 de outubro, a Missa de envio da equipe de coordenação regional de Pastoral e também dos assessores missionários. Juntas, as duas equipes terão a missão de visitar as 243 comunidades presentes no município de Caxias do Sul, com o objetivo de escutar a realidade de cada local, para ajudar na elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral.

O envio aconteceu na Missa das 19h45 da Paróquia São Pelegrino, presidido pelo membro da equipe de coordenação da Região Pastoral de Caxias do Sul, padre Tadeu Libardi. A Eucaristia foi concelebrada por outros sacerdores que atuam nas paróquias de Caxias e pelo coordenador diocesano de Pastoral e vigário geral, padre Leonardo Inácio Pereira.

A equipe de coordenação regional de pastoral é composta pelos padres Tadeu Libardi e Agostinho Dinani, e por um grupo que contempla a vida religiosa e dos leigos, que recebeu a nomeação do bispo diocesano, Dom José Gislon. Os assessores missionários são referenciais das paróquias do município que vão cooperar com o primeiro grupo para a escuta diocesana que vai acontecer até o mês de junho de 2025.

A Diocese de Caxias do Sul está organizando um material para a escuta, com as perguntas que nasceram a partir do Conselho Diocesano de Pastoral da metade deste ano de 2024. O subsídio terá dois volumes: o livreto de orientações, destinado às equipes de assessores missionários, e o caderno de respostas, para que eles possam recolher as manifestações do povo de Deus durante as visitas.