Rádio Miriam Caravaggio
27/09/2024

No Dia Nacional da Bíblia, programa Razões da Fé pergunta: "como fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus?"

Durante a conversa que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, o padre Leonardo Inácio Pereira e a irmã Vanda Bisato abordam a importância da Bíblia para as comunidades católicas

"Como fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus?" é o tema do programa Razões da Fé que vai ao ar no domingo, 29 de setembro, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. Na Igreja Católica no Brasil, o mês de setembro é dedicado à Bíblia por causa de São Jerônimo, tradutor da Sagrada Escritura, cuja memória litúrgica é celebrada no dia 30. Anualmente, sempre no último domingo do mês, é celebrado o Dia Nacional da Bíblia para os católicos.

Durante a conversa, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e a irmã pastorinha Vanda Teresinha Bisato abordam a importância da Bíblia para as comunidades católicas. Ambos são mestres em Teologia com a ênfase em Bíblia e ajudam a esclarecer dúvidas sobre a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia usada pelos irmãos evangélicos, dentre outras dicas práticas para começar o aprofundamento no estudo bíblico.

O ponto alto do programa, no entanto, é a abordagem sobre a importância e a necessidade da Leitura Orante da Palavra de Deus na organização eclesial, na oração da comunidade e também na compreensão da catequese. Os convidados ajudam os ouvintes a compreenderem os passos para realizar a Leitura Orante, também chamada de Lectio Divina. A mediação é do assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o jornalista Felipe Padilha.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.