01/10/2024

Outubro, mês da Campanha Missionária: tempo de viver uma Igreja em saída

Neste mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dão início ao Mês Missionário, um período dedicado à reflexão e à ação missionária em todo o país. O lema que inspira a Campanha Missionária em 2024 foi escolhido pelo Papa Francisco: “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt, 22,9). O tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” nos convida a estarmos em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

O Mês Missionário quer mobilizar comunidades católicas para o engajamento na evangelização e no apoio às populações mais necessitadas em todo o mundo. As atividades do mês incluem celebrações litúrgicas, experiências de missão nas Paróquias, formações e campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, além de ações de conscientização sobre a importância da missão na vida das comunidades.

Acesse todos os materiais da Campanha Missionária 2024  (Hot site com arquivos)

Viver uma Igreja em saída

A Campanha Missionária é uma oportunidade para que os fiéis reflitam sobre seu papel na missão de Cristo e se envolvam em atividades que promovam a paz, a justiça e a dignidade humana. As POM e a CNBB incentivam todas as paróquias a organizarem eventos e ações que unam a comunidade em torno do compromisso missionário.

Segundo Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a vivência do mês missionário é um convite do próprio Cristo a cada um de nós. “Cristo nos convida para seu banquete! São os sinais do Reino de Deus no meio de nós! O mês missionário nos convida a partilharmos o que temos na mesa de nossas comunidades testemunhando como será o banquete no céu”, lembrou o secretário geral da CNBB.

Fundo Mundial de Solidariedade

Este tempo vivido por toda a Igreja também enfatiza a solidariedade e a importância de se olhar para as realidades sociais e missionárias do Brasil e do mundo. No Dia Mundial das Missões, celebrado em todas as comunidades nos dias 19 e 20 de outubro, as doações arrecadadas durante a coleta missionária são enviadas para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, forma concreta da Igreja colaborar com mais de 1.118 dioceses que necessitam de recursos financeiros para seus projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social.

Em 2023, a contribuição da Igreja do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de quase 11 milhões de reais (valor exato de R$ 10.968.656,39). As ofertas doadas durante a coleta missionária em todas as comunidades do Brasil são encaminhadas pelas dioceses para as Pontifícias Obras Missionárias, em sua sede nacional em Brasília. Dessa coleta, 80% são destinados para apoiar as dioceses mais pobres do mundo, com projetos na África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe. Os outros 20% permanecem no Brasil para apoiar as ações missionárias no país., na cidade de Bogotá, Colômbia.