Paróquia Cristo Operário, de Caxias do Sul, celebra 25 anos de criação
Foi um lindo caminho de preparação percorrido; durante nove domingos que antecederam a comemoração do jubileu, cada uma das comunidades da Paróquia, acolheu a celebração da novena celebrada por alguns dos sacerdotes que atuaram na Paróquia
No dia 1º de dezembro de 2024, iniciando o Tempo do Advento, aconteceu a comemoração do Jubileu de 25 anos de criação da Paróquia Cristo Operário.
Foi um lindo caminho percorrido preparando esse dia. Durante nove domingos que antecederam a comemoração do jubileu, cada uma das nove comunidades da Paróquia, acolheu a celebração da novena preparatória, sendo celebrada por alguns dos sacerdotes que atuaram ao longo desses 25 anos e também preparada uma bênção para cada encontro de fé.
Os encontros aconteceram nas seguintes datas: dia 29 de setembro, na comunidade Nossa Senhora do Rosário, com a bênção dos objetos de devoção pessoal e celebrada pelo padre Paulo Romani; dia 06 de outubro, na comunidade São Victor e Corona, com a bênção da saúde, celebrada pelo padre Evair Ongaratto; dia 13 de outubro, na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, com a bênção das famílias, celebrada pelo padre Carlos Bertotti; dia 20 de outubro, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, com a bênção da água, celebrada pelo padre Jocimar Romio; dia 27 de outubro, na comunidade Menino Jesus de Praga, com a bênção das crianças, celebrada pelo padre Darlan Silvestrin.
No mês de novembro, dia 03, na comunidade Cristo Operário, com a bênção a todos os trabalhadores, celebrada pelo padre Elói Conte Rech; dia 10 de novembro, na comunidade Santa Clara, com a bênção das chaves da casa, celebrada pelo padre Adilson Zilio; dia 17 de novembro, na comunidade Santos Anjos, com a bênção dos carros, celebrada pelo padre Moacir Canal; e por fim, no dia dia 24 de novembro, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, com a bênção a todos os ministérios, celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni.
No dia 1º de dezembro, houve uma belíssima programação para marcar essa celebração. Às 09h aconteceu a acolhida das imagens dos padroeiros e padroeiras de todas as comunidades da Paróquia, na comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro São Victor Cohab. Logo depois, aconteceu uma caminhada até a comunidade São Victor e Corona. E esse trajeto, além de cantos e orações, foi marcado pela memória das atividades e fatos desses 25 anos da Paróquia Cristo Operário.
Chegando na comunidade São Victor e Corona, ao som do sino, às 10h30min, foi realizada a acolhida das comunidades e o início da Santa Missa presidida por Dom José Gislon. A Eucaristia foi mais um momento marcante nesta comemoração, onde todas as comunidades, lideranças, movimentos e pastorais se envolveram na organização do espaço da celebração e da confraternização, bem como nas demais funções, como cantos, leituras, apresentação dos dons.
No final da celebração, padre Jaime Gusberti e padre Jairo Gusberti leram uma mensagem ao povo de Deus desta Paróquia, e realizaram um profundo agradecimento a todos os que ajudam na caminhada da nossa Paróquia.
Após a Santa Missa, aconteceu um momento de confraternização de alimentos, e a aquisição de salchipão, onde todos foram convidados a juntos se reunirem também em refeição.
Finalizando esse dia de comemoração, as crianças e jovens da catequese e Grupo Sentinelas da comunidade Santos Anjos, apresentaram um breve teatro, onde as crianças vestidas dos santos e santas padroeiros das comunidades, fizeram memória de um breve histórico das nove comunidades que pertencem à Paróquia Cristo Operário.
Com sentimento de alegria e gratidão, queremos guardar essa data com muito carinho em nossos corações, fazendo presente a oração elaborada para esse momento jubilar, por tantas lideranças:
Oração do jubileu de 25 anos da Paróquia Cristo Operário
Deus Pai, Senhor da messe, te louvamos pela caminhada que realizamos até aqui, na construção do Teu Reino. Dai-nos santas vocações sacerdotais, religiosas e leigas. Que por Teu Filho, o Cristo Operário, na força do Espírito Santo, possamos dar continuidade à Tua obra de amor semeando a fé, a esperança e a caridade. Que Maria, a Estrela da Evangelização, interceda junto à Trindade Santa para permanecermos fiéis à missão, como discípulos missionários, sendo Comunidade fraterna e sinodal rumo à pátria do céu. Amém.