DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Região Pastoral Caxias
30/12/2024

Paróquia Cristo Operário, de Caxias do Sul, celebra 25 anos de criação

Foi um lindo caminho de preparação percorrido; durante nove domingos que antecederam a comemoração do jubileu, cada uma das comunidades da Paróquia, acolheu a celebração da novena celebrada por alguns dos sacerdotes que atuaram na Paróquia

Paróquia Cristo Operário, de Caxias do Sul, celebra 25 anos de criação

No dia 1º de dezembro de 2024, iniciando o Tempo do Advento, aconteceu a comemoração do Jubileu de 25 anos de criação da Paróquia Cristo Operário.

Foi um lindo caminho percorrido preparando esse dia. Durante nove domingos que antecederam a comemoração do jubileu, cada uma das nove comunidades da Paróquia, acolheu a celebração da novena preparatória, sendo celebrada por alguns dos sacerdotes que atuaram ao longo desses 25 anos e também preparada uma bênção para cada encontro de fé.

Os encontros aconteceram nas seguintes datas: dia 29 de setembro, na comunidade Nossa Senhora do Rosário, com a bênção dos objetos de devoção pessoal e celebrada pelo padre Paulo Romani; dia 06 de outubro, na comunidade São Victor e Corona, com a bênção da saúde, celebrada pelo padre Evair Ongaratto; dia 13 de outubro, na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, com a bênção das famílias, celebrada pelo padre Carlos Bertotti; dia 20 de outubro, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, com a bênção da água, celebrada pelo padre Jocimar Romio; dia 27 de outubro, na comunidade Menino Jesus de Praga, com a bênção das crianças, celebrada pelo padre Darlan Silvestrin.

No mês de novembro, dia 03, na comunidade Cristo Operário, com a bênção a todos os trabalhadores, celebrada pelo padre Elói Conte Rech; dia 10 de novembro, na comunidade Santa Clara, com a bênção das chaves da casa, celebrada pelo padre Adilson Zilio; dia 17 de novembro, na comunidade Santos Anjos, com a bênção dos carros, celebrada pelo padre Moacir Canal; e por fim, no dia dia 24 de novembro, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, com a bênção a todos os ministérios, celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni.

No dia 1º de dezembro, houve uma belíssima programação para marcar essa celebração. Às 09h aconteceu a acolhida das imagens dos padroeiros e padroeiras de todas as comunidades da Paróquia, na comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro São Victor Cohab. Logo depois, aconteceu uma caminhada até a comunidade São Victor e Corona. E esse trajeto, além de cantos e orações, foi marcado pela memória das atividades e fatos desses 25 anos da Paróquia Cristo Operário.

Chegando na comunidade São Victor e Corona, ao som do sino, às 10h30min, foi realizada a acolhida das comunidades e o início da Santa Missa presidida por Dom José Gislon. A  Eucaristia foi mais um momento marcante nesta comemoração, onde todas as comunidades, lideranças, movimentos e pastorais se envolveram na organização do espaço da celebração e da confraternização, bem como nas demais funções, como cantos, leituras, apresentação dos dons.

No final da celebração, padre Jaime Gusberti e padre Jairo Gusberti leram uma mensagem ao povo de Deus desta Paróquia, e realizaram um profundo agradecimento a todos os que ajudam na caminhada da nossa Paróquia.

Após a Santa Missa, aconteceu um momento de confraternização de alimentos, e a aquisição de salchipão, onde todos foram convidados a juntos se reunirem também em refeição.

Finalizando esse dia de comemoração, as crianças e jovens da catequese e Grupo Sentinelas da comunidade Santos Anjos, apresentaram um breve teatro, onde as crianças vestidas dos santos e santas padroeiros das comunidades, fizeram memória de um breve histórico das nove comunidades que pertencem à Paróquia Cristo Operário.

Com sentimento de alegria e gratidão, queremos guardar essa data com muito carinho em nossos corações, fazendo presente a oração elaborada para esse momento jubilar, por tantas lideranças:

 

Oração do jubileu de 25 anos da Paróquia Cristo Operário

Deus Pai, Senhor da messe, te louvamos pela caminhada que realizamos até aqui, na construção do Teu Reino. Dai-nos santas vocações sacerdotais, religiosas e leigas. Que por Teu Filho, o Cristo Operário, na força do Espírito Santo, possamos dar continuidade à Tua obra de amor semeando a fé, a esperança e a caridade. Que Maria, a Estrela da Evangelização, interceda junto à Trindade Santa para permanecermos fiéis à missão, como discípulos missionários, sendo Comunidade fraterna e sinodal rumo à pátria do céu. Amém.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias