Paróquia de Antônio Prado
15/05/2024

Paróquia de Antônio Prado celebra bênção da pedra fundamental da Igreja Santa Rita de Cássia

A igreja de Santa Rita de Cássia será construída em estilo contemporâneo mas com traços que lembram as igrejas mais antigas; um dos destaques é a torre alta no meio da estrutura principal, encimada por uma cruz iluminada

No sábado, 11 de maio de 2024, a comunidade católica do Bairro Paese Novo em Antônio Prado presenciou um momento histórico com a Missa e bênção da pedra fundamental para a construção da nova igreja que terá por padroeira Santa Rita de Cássia. A celebração foi presidida pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Kleiton Pena, e concelebrado pelo vigário paroquial, padre Lucivan Francieski.

A celebração simbolizou um passo significativo na construção da igreja e reforçou a união e a fé da comunidade local. Durante sua homilia, padre Kleiton expressou gratidão pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos no projeto, destacando um aspecto ainda mais fundamental: a essência da verdadeira Igreja está nos fiéis batizados e unidos pelo Espírito Santo, na vivência comunitária com objetivo de seguir os passos de Jesus.

"Assim como a igreja é construída sobre os alicerces, nossa comunidade e nossa fé devem ser solidificadas na rocha firme que é Jesus Cristo", afirmou padre Kleiton. Ele ressaltou que Jesus é a rocha inabalável que sustenta e purifica, proporcionando uma base sólida e segura para a vida espiritual da comunidade.

Padre Kleiton também refletiu sobre a importância de manter a fé ancorada nos ensinamentos dos Apóstolos, destacando que a fé apostólica é a garantia de nossa comunhão com Deus e um caminho seguro para a salvação. "Todas as comunidades permanecem firmes se seguirem Jesus e não serão abaladas enquanto estiverem foçadas em Cristo e não em desejos egoistas, individuais,” concluiu.

A nova igreja de Santa Rita de Cássia será construída em estilo contemporâneo mas com traços que lembram as igrejas mais antigas. Um dos destaques é a torre alta no meio da estrutura principal, encimada por uma cruz iluminada, para lembrar que quando nos voltamos para a cruz de Jesus, encontramos a luz da vida. O exterior também será adornado por uma estátua de Santa Rita de Cássia, situada no topo da fachada.

Internamente, a igreja será arejada e iluminada por grandes janelas na estrutura do telhado que permitirão a entrada de luz natural, realçando o ambiente sereno e espiritual. O altar será simples e nobre, com uma representação de Jesus Cristo ao fundo da abside. O projeto é assinado pela engenheira civil Cláudia Zanotto Baiotto, que também esteve presente no ato da bênção da pedra fundamental.