Paróquia de Antônio Prado
16/07/2024

Paróquia de Antônio Prado realiza solenidade de dedicação da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário

No domingo, 14 de julho, a Comunidade da Linha 21 Alto, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado, viveu um momento histórico com a solene dedicação da igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A cerimônia, presidida pelo dispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelo pároco, padre Kleiton Pena e pelo vigário paroquial, padre Lucivan Francieski, contou com grande presença de fiéis.

Dom José Gislon iniciou a celebração destacando a importância deste momento para a comunidade católica local. "Estamos aqui, meus irmãos e minhas irmãs, para dedicar solenemente este templo." Após a Ladainha de todos os Santos, Dom José depositou relíquias de santos mártires e do primeiro Beato da Diocese de Caxias do Sul, o padre João Schiavo, na pedra fixada ao altar. A celebração marcada por diversos ritos, teve a unção do altar com óleo do Crisma, realizada pelo bispo.

As cruzes nas paredes da igreja também foram ungidas, simbolizando a consagração total da pequena igreja ao serviço divino.
O altar e toda a igreja foram incensados, representando o sacrifício de Cristo e a elevação das orações dos fiéis até o trono de Deus. O incenso foi queimado sobre o altar, simbolizando o sacrifício de Cristo. A iluminação do altar, seguida pela iluminação da igreja, relembrou a todos que Cristo é a luz para todos. Ao término da Missa ocorreu o descerramento do marco da dedicação da igreja.

A solenidade de dedicação da Igreja Nossa Senhora do Rosário foi um marco na história da Comunidade 21 Alto. A capela de alvenaria, inaugurada em 1949, passou por diversas obras de melhoria, ao longo dos anos. Nestes últimos, a comunidade se empenhou e realizou uma grande reforma de todo o espaço litúrgico, iluminação e pintura, culminando com a solene dedicação, conforme o ritual da Santa Igreja.

Fotos: Lia Ampessan | Informações: Marilita Calgaro Scapinelo/ PASCOM