Pastoral Familiar
20/08/2024

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove reflexão sobre ‘Família e Amizade’

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove reflexão sobre ‘Família e Amizade’

No dia 12 de agosto, em meio à Semana Nacional da Família, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado, através da Pastoral Litúrgica e Catequese, promoveu palestra voltada para as famílias. O evento contou com a presença do escritor e consultor empresarial Ângelo Longhi e da cientista social Ana Paula Biondo Longhi, que abordaram o tema “Família e Amizade” diante de grande número de paroquianos presentes na Igreja Matriz.

Com palavras impactantes, Ângelo Longhi trouxe à tona a realidade de muitas famílias contemporâneas: “Pessoas bem financeiramente, mas longe de Deus. Muitos de nós pensamos que o principal objetivo da família é criar bons cidadãos e cristãos. Mas Deus não vai pedir nossos diplomas. Ele vai ver se vivemos o amor. ‘Tive fome e me deste de beber, tive sede e me deste de comer’”.

A palestra enfatizou a necessidade de cultivar o amor e o afeto nas famílias, destacando que, embora diferentes, ambos devem caminhar juntos na vida cristã. O matrimônio foi outro ponto crucial abordado, reforçando que ele é tanto uma realidade humana quanto espiritual.

Para as famílias presentes, o casal deixou um conselho valioso: “Pais, cuidem das amizades de seus filhos, para que eles tenham amigos que os aproximem de Deus. O grande segredo para recomeçar é o perdão. Precisamos perdoar a nós mesmos e aos outros por não termos testemunhado Deus como deveríamos, para que possamos abraçar a Deus plenamente.”
Encerrando com palavras de esperança, Ângelo lembrou a todos que “um amigo é um tesouro. E a Igreja é o Corpo de Cristo, onde esses tesouros devem ser encontrados e cultivados.”

A palestra foi uma oportunidade única para as famílias refletirem sobre seu papel no mundo de hoje, renovando seu compromisso de viver e testemunhar o amor de Deus em suas casas e comunidades. Antes da palestra a coordenação da Catequese orientou sobre as mudanças no calendário da catequese.