Paróquias do Centro de Caxias do Sul preparam procissão do encontro do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores
Dom José Gislon irá celebrar o Tríduo Pascal na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, Igreja-Mãe da Diocese; celebrações iniciam na Quinta-feira Santa às 20h, seguem na Sexta-feira da Paixão e no Sábado Santo
As paróquias do Centro de Caxias do Sul estão se preparando para vivenciar intensamente a Semana Santa, sobretudo com as celebrações do Tríduo Pascal, entre os dias 17 e 19 de abril de 2025, culminando no Domingo de Páscoa, dia 20. Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, irá celebrar o Tríduo Pascal na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, Igreja-Mãe da Diocese. Na Quinta-feira Santa, dia 17, às 20h, Dom José irá presidir a Missa da Ceia do Senhor em que se recorda a Instituição da Eucaristia, com o rito do lava-pés.
A Sexta-feira Santa, 18 de abril, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra a Missa, mas ocorrem momentos de oração como a Via-Sacra e a celebração da Paixão do Senhor. A Catedral terá a oração da Via-Sacra às 09h. A Liturgia da Paixão, presidida por Dom José Gislon, será às 14h, com transmissão pelas rádios Miriam Caravaggio FM 95.7, Mãe de Deus FM 107.9 e Tua Rádio São Francisco AM 560 e FM 88.1, além das redes sociais da Catedral Diocesana e da Diocese de Caxias do Sul.
Na sequência da celebração, no Centro, acontece a tradicional procissão do Cristo Morto. Grupos vindos das paróquias São Pelegrino, Santo Antônio, Imaculada Conceição, São Leonardo Murialdo e São Pio X juntam-se aos fiéis que acompanham a programação na Catedral. A caminhada que parte de São Pelegrino, com as paróquias Santo Antônio e Imaculada Conceição, às 14h30min terá à frente a Cruz da Juventude e será carregada por jovens de diversos grupos presentes na cidade, como sinal de preparação para o Bote Fé, encontro da juventude católica do Rio Grande do Sul que acontecerá em novembro, em Caxias.
Os grupos vindos das paróquias São Pio X e São Leonardo Murialdo irão carregar o banner da Campanha da Fraternidade 2025: "Fraternidade e Ecologia Integral". Juntos, os grupos seguirão pela Avenida Júlio de Castilhos até a Rua Do Guia Lopes.
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a celebração da Paixão será às 14h, e o grupo irá partir às 14h45min até a Capela do Santo Sepulcro para buscar a imagem de Nossa Senhora das Dores. Na comunidade Cristo Redentor, a celebração será no mesmo horário, e os fiéis irão carregar o banner do Jubileu de 2025, que tem como tema "Peregrinos da Esperança". Esses dois grupos se irão se encontrar na Rua Sinimbu, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, e irão seguir pela Rua Sinimbu.
No entroncamento da Rua Sinimbu com a Rua Do Guia Lopes, vai acontecer o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, momento em que todas as procissões se unem. Depois, todo o povo segue pela Rua Sinimbu até a Catedral Diocesana para ouvir a homilia de Dom José Gislon e a oração sobre o povo.
O Sábado Santo, 19 de abril, será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da agua, além do acendimento do Círio Pascal e do canto do “Exultet”, o hino de proclamação da Páscoa. Dom José irá presidir a Missa às 19h, na Catedral. O Domingo de Páscoa, 20 de abril, terá as celebrações nos horários habituais das 09h, 11h e 19h, na Catedral.