Pascom da Diocese de Caxias do Sul inicia organização do planejamento estratégico de comunicação 2025-2028
Representantes das Regiões de Pastoral e a coordenação da Pascom estiveram reunidos para avaliar a caminhada de 2024, as visitas pastorais e iniciar um projeto de diagnóstico para a elaboração do documento que deve ser apresentado em maio de 2025
A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul esteve reunida no sábado, 14 de dezembro, para avaliar o ano de 2024 e planejar as ações de 2025. A reunião contou com a presença de representantes das Regiões de Pastoral e a coordenação da Pascom, além da presença do bispo diocesano, Dom José Gislon.
O encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, iniciou com a Missa, presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Criança na Diocese, padre Moacir Canal, em comunhão com a assembleia da Pastoral da Criança. Logo depois, o grupo recebeu a visita de Dom José Gislon, que fez memória das reformas empreendidas pelo Papa Francisco nos sistemas de comunicação da Santa Sé e da própria CNBB, destacando que a comunicação é imprescindível para a evangelização.
Na sequência, os membros da Pascom fizeram uma breve avaliação do ano de 2024 concentrando os olhares para as visitas realizadas no segundo semestre às Regiões de Pastoral, iniciando em agosto pela Região Pastoral de Caxias do Sul e concluindo em novembro no Vicariato de Nova Prata. Cada um pôde expressar suas percepções e a importância da ida in loco para conhecer os desafios de cada realidade.
Com o auxílio da RUAH Comunicação, empresa que já atua na assessoria de comunicação da Diocese, a Pascom iniciou o diagnóstico para a elaboração do planejamento estratégico de comunicação 2025-2028, por meio projeto Connectio. A partir das percepções da realidade e da própria organização da Pastoral da Comunicação, a equipe irá ajudar a desenvolver um plano que contemple as ferramentas da comunicação e do marketing, aliadas aos documentos da Igreja. O documento final deve ser apresentado em 31 de maio de 2025, durante o Jubileu Diocesano dos Comunicadores.
Na sequência a equipe avaliou a proposta de calendário e de orçamento apresentada pela coordenação da Pascom para 2025. A Pastoral da Comunicação irá contemplar os quatro eixos apontados pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: a espiritualidade, a formação, a articulação e a produção. O encontro foi concluído com o almoço de confraternização.