30/09/2024

Pascom da Diocese de Caxias do Sul reúne comunicadores da Região Pastoral de Farroupilha

Atividade aconteceu no audotório do Santuário de Caravaggio e teve momentos de escuta, integração e apresentação do Guia do Comunicador Católico; além disso o grupo pôde tirar dúvidas e compreender como funciona a caminhada diocesana da Pascom

O quarto de uma série de sete encontros com os referenciais da comunicação das paróquias da Diocese de Caxias do Sul aconteceu na cidade de Farroupilha, no sábado, 28 de setembro. A atividade reuniu presencialmente representantes da comunicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e das paróquias Sagrado Coração de Jesus, Santa Cruz de Nova Milano e São Marcos, além da Rádio Miriam Caravaggio.

Uma das prioridades da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul é a escuta da realidade para poder, em comunhão com a Diocese e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizar o planejamento pastoral para os próximos anos. De agosto a dezembro de 2024, a equipe diocesana está realizando os encontros de comunicadores nas seis Regiões de Pastoral e no Vicariato de Nova Prata.

Em Farroupilha, após rezarem com o texto bíblico de Lucas que recorda o nascimento do Senhor e o anúncio dos anjos aos pastores, todos puderam se apresentar e contar um pouco da realidade da comunicação em suas paróquias. Além disso foram abordadas a importância da articulação da comunicação das paróquias com a Rádio Miriam, veículo de comunicação oficial da Diocese, e com a própria assessoria de comunicação da Diocese.

Na segunda parte da tarde foi apresentado o Guia do Comunicador Católico, um material desenvolvido pela equipe diocesana. O subsídio quer ajudar os referenciais da Pascom a organizarem a Pastoral da Comunicação nas realidades paroquiais e facilitar a capilarização da ação pastoral nas diferentes realidades.

A equipe diocesana foi representada pelo coordenador, Felipe Padilha, pela vice-coordenadora, Rejane Lisot, pelas referenciais para a Região de Farroupilha, Angélica Stefanski e Regina Schmidt, além do jornalista José Theodoro, da equipe da Rádio Miriam.

O próximo encontro de comunicadores será no sábado, 05 de outubro, das 08h30min às 11h30min, na Paróquia de Carlos Barbosa, com os referenciais da comunicação das paróquias da Região Pastoral de Garibaldi.