Razões da Fé do dia 09 de fevereiro traz testemunhos de reabilitalção de dependência química e do trabalho de assistência
Com o tema "Em quem tenho colocado a minha esperança?", a fundadora da Patna, Maria de Lurdes Fontana Grison e o monitor e conselheiro terapêutico, Jeferson Fraga Herzog, que também já foi acolhido pela Pastoral, falam sobre a esperança cristã
Uma conversa cheia de testemunho de vida e de olhar com esperança o futuro: assim pode ser resumido o programa Razões da Fé que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul no domingo, dia 09 de fevereiro. A produção aborda o Jubileu dos 2025 anos da Encarnação de Jesus Cristo, a partir da temática "Peregrinos da Esperança" e faz uma pergunta central: "Em quem tenho colocado a minha esperança?".
Na conversa uma das fundadoras da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna), Maria de Lurdes Fontana Grison e o monitor e conselheiro terapêutico, Jeferson Fraga Herzog, que também já foi acolhido pela Pastoral em dois momentos de dependência, falam sobre a esperança cristã. A mediação é do assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha,
Durante a conversa Lurdinha, como é mais conhecida, e Jeferson partilham testemunhos e também pontuam a esperança como elemento fundamental para que os dependentes e suas famílias possam recomeçar. Entre as perguntas e respostas está: "o que significa, na perspectiva da fé cristã, colocar a esperança em Deus diante dos desafios da vida, especialmente na luta contra a dependência química?"
A Patna é uma entidade beneficente de assistência social ligada à Igreja Católica, que conta com uma equipe multidisciplinar para atuar na prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e seus familiares. O trabalho une ciência e fé para resgatar e fortalecer vínculos familiares, sociais, acadêmicos e laborais. Além disso, potencializa as competências e minimiza as fragilidades de cada pessoa acolhida.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.