DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Destaque
30/12/2021

Relembre a caminhada pastoral da Diocese de Caxias do Sul em 2021

Retrospectiva traz à memória diversas ações de coleta de alimentos, lives e também a caminhada diocesana do Sínodo 2021-2023

Relembre a caminhada pastoral da Diocese de Caxias do Sul em 2021

A Diocese de Caxias do Sul realizou inúmeros encontros, celebrações e atividades ao longo de 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Por isso, para recordar a caminhada pastoral, a assessoria de comunicação organizou uma retrospectiva, que leva em conta as ações diocesanas desde o mês de fevereiro.

 

A reconstrução traz à memória diversas ações de coleta de alimentos, lives e também a caminhada diocesana do Sínodo 2021-2023, confira:


Fevereiro

121ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio: a edição de 2021, realizada tradicionalmente em 02 de fevereiro, com o lema “Curar a vida e cuidar da criação.”, foi diferente e atípica, com público restrito em função da pandemia. Isso porque no lugar de centenas de máquinas agrícolas enfileiradas defronte ao Santuário, apenas seis tratores ficaram estacionados para simbolizar a verdadeira intenção do evento. Com a presença de agricultores do município de Farroupilha, frutos foram ofertados no altar do Santuário para ilustrar o trabalho daqueles que enfrentam intempéries e muitas adversidades para garantir o sustento da comunidade.

 

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, a Diocese de Caxias do Sul promoveu a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, durante uma coletiva de imprensa. A edição de 2021 teve como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. O evento contou com a presença do bispo diocesano, dom José Gislon, do coordenador de pastoral, padre Paulo Nodari, do reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da pastora Paula Naegle, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Dom José recordou que a Campanha da Fraternidade é uma "oportunidade que o Espírito Santo nos oferece para peregrinarmos para dentro do nosso coração e nos colocarmos em diálogo com o Cristo Jesus como fizeram os Discípulos de Emaús: ficai conosco Senhor. Com eles aprendemos no diálogo com o Cristo Jesus, que muitas vezes nos fala no silêncio, na escuta e na missão, que precisamos acolher quem não conhecemos, mas que muitas vezes caminha ao nosso lado". 

 

Abertura do ano dos Seminários: a Diocese de Caxias do Sul deu abertura às atividades do ano dos seminaristas do Propedêutico, Filosofia e da Teologia, na manhã do domingo, 28 de fevereiro de 2021. A atividade aconteceu no Seminário Maior São José, casa dos estudantes da Filosofia, chamada de etapa do Discipulado e do Curso Propedêutico. O encontro contou com a presença do bispo, dom José Gislon e também dos bispos titular, dom Carlos Rômulo, e emérito, dom Paulo De Conto, da Diocese de Montenegro.

 


Março

Publicação do Plano Diocesano de Pastoral 2021-2023: construído ao longo dos últimos meses de 2020 e revisado por uma equipe ampliada em janeiro e fevereiro de 2021, o texto do Plano foi publicado tendo como pano de fundo as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, as chamadas DGAE. São 12 linhas de ação propostas, que visam fomentar a cultura das Comunidades Eclesiais Missionárias e também os quatro pilares da Igreja, que é Casa do Pão, da Palavra, da Caridade e da Ação Missionária.

Em quatro vídeos, o coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari explanou cada uma das partes do texto e, ao longo dos meses, a cada semana foi produzido um vídeo para dinamizar cada uma das linhas de ação propostas. É possível acessar os vídeos clicando no link: http://bit.ly/PlaylistdoPlanodePastoral20212023

 

Cruzes na esplanada do Santuário de Caravaggio: o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, realizou uma bela e profunda ação para prestar homenagem às pessoas que partiram durante este tempo ano de pandemia no Brasil, e também pedir pela saúde de toda a população em prece e oração. No dia 29 de março, cerca de mil cruzes, simbolizando, sobretudo as até então 300 mil mortes por Covid-19, foram posicionadas defronte ao Santuário. A ação levou o nome de “Vida que Cuida da Vida”, lembrando sobre a responsabilidade que temos pela vida do próximo, especialmente em meio a uma pandemia.

 


Abril

Tríduo Pascal: em meio às incertezas e restrições impostas pelos protocolos de combate à Covid-19, a Diocese de Caxias do Sul propôs a realização de uma campanha de doação de alimentos nas paróquias, durante o Tríduo Pascal. As celebrações aconteceram normalmente, seguindo as orientações da Santa Sé e da CNBB, com a participação reduzida de fiéis.  Na manhã da Quinta-feira Santa, no Santuário de Caravaggio, aconteceu a Missa do Crisma, com a presença de representantes do clero que atua na Diocese. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon, e contou com a bênção dos Santos Óleos.

A campanha “Em Cristo a vida vence: seja solidário, doe alimentos”, apoiada pela Diocese de Caxias do Sul, teve uma resposta significativa e positiva da comunidade caxiense. No Sábado de Aleluia, 03 de abril, mais de nove toneladas de donativos foram arrecadadas nos 25 pontos de coleta.

 

Visita do Santíssimo Sacramento aos hospitais: Na Semana Santa e nos dias que sucederam a Páscoa de 2021, o Santíssimo Sacramento, isto é, o próprio Jesus na Eucaristia visitou os hospitais Geral, do Círculo e Pompéia, em Caxias do Sul. A iniciativa dos capelães dessas casas de saúde foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários, com o objetivo de levar a bênção e também dar alento aos profissionais de saúde e aos doentes. Também o Hospital da Unimed realizou uma ação de espiritualidade para os seus colaboradores. Ainda no mês de março, no dia 19, os freis capuchinhos que atendem a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Flores da Cunha, realizaram um momento de oração e bênção com o Santíssimo Sacramento em frente ao Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima.

 

Sinos no Domingo da Misericórdia: às 15h do dia 11 de abril, o chamado Domingo da Misericórdia, em comunhão com toda a Igreja Católica no Brasil, os sinos das igrejas da Diocese tocaram em homenagem e prece por todas as pessoas falecidas durante o tempo da pandemia, em decorrência da Covid-19, de outras enfermidades ou situações.  Além do repicar dos sinos, as paróquias da região estiveram unidas, em oração. A Diocese preparou um subsídio utilizado nas Missas daquele final de semana e dedicou o momento das preces da comunidade para rezar pelos falecidos, pelas famílias enlutadas e também lembrar os que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e os que sofrem os males da pandemia. 

 

Escola de Teologia e Vida no formato virtual: pela primeira vez na história, a Diocese de Caxias do Sul, por meio das escolas de Teologia para Leigos e Leigas, em parceria com a Faculdade Murialdo (Famur), deu início, na noite da segunda-feira, 12 de abril, ao Curso de Teologia e Vida, no formato online. O curso findou em dezembro, com mais de 50 pessoas que participaram assiduamente da programação de aulas semanais. Além desta, a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho e a Escola Catequética também aconteceram de forma remota, em virtude da pandemia.

 


Maio

Live do Dia das Mães: a Coordenação de Pastoral, realizou no dia, 07 de maio, uma live comemorativa ao Dia das Mães. A atividade, que teve como tema “Mãe, compromisso de amor pela vida”, contou com a participação de três mães e uma avó. Além disso, um repertório de canções marianas foi interpretado pelo padre Ezequiel Dal Pozzo. Cada uma das participantes partilhou um pouco de sua história de vida e testemunho de maternidade, trazendo reflexões à luz da Palavra de Deus e da defesa da vida.

 

Mapeamento da realidade da comunicação das paróquias da Diocese de Caxias do Sul: diversas paróquias, sobretudo aquelas sediadas em cidades pequenas e de interior utilizam, ainda, a torre do sino para comunicar as ações, falecimentos e rezar. A pandemia da Covid-19, no entanto, fez com que diversas destas comunidades iniciassem sua atividade no Facebook, com o objetivo de transmitir as Missas no tempo em que as igrejas permaneceram fechadas, revelando a importância do vínculo das famílias com a igreja da localidade. O levantamento, que também levou em conta os movimentos de evangelização, pastorais, seminários e demais organismos da Diocese de Caxias do Sul mostrou que pelo menos 76% das paróquias tinham páginas no Facebook. Deste total, 21 também utilizavam o Instagram como meio de evangelizar e comunicar as ações. O gerenciamento, em sua grande parte, era feito por leigos, jovens e também pelos próprios padres, de acordo com a realidade local. Já os programas de rádio eram produzidos por 34 paróquias, sobretudo nas cidades menores. As produções impressas e/ou digitais estavam centralizadas nos municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e em algumas cidades, as paróquias mantém colunas semanais nos jornais de circulação local.

 

Encontro virtual com os profissionais da imprensa: “Vocês cumprem um papel social muito importante, de comunicar a realidade como ela é, para que toque o coração e a vida das pessoas”, é um breve recorte da fala do bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, em seu encontro com os jornalistas, na manhã da sexta-feira, 14 de maio. Na oportunidade, ele explanou a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no domingo, 16 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor. A atividade, que aconteceu em formato remoto, reuniu profissionais da imprensa das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Marcos, Flores da Cunha, Farroupilha e Nova Prata, além de representantes de redes de comunicação que têm articulação também em Garibaldi.

 

Novena e Romaria de Caravaggio pelas redes sociais: a 142ª Romaria ao Santuário de Caravaggio foi realizada ainda no formato virtual, em razão da pandemia. Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais do Santuário. Os conteúdos transmitidos pelo YouTube, Instagram e Facebook alcançaram pelo menos 1,2 milhão de visualizações, nos dias em que houve programação voltada à romaria. Nos dias anteriores, a assessoria de comunicação da Diocese e a assessoria do Santuário publicaram a novena em honra a Nossa Senhora, em vídeo, com a apresentação de dom José Gislon.

Estima-se que 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas nas mais de oito horas de Drive-Thru da Fé, evento realizado pela Prefeitura de Farroupilha e pelo Santuário. De acordo com a Brigada Militar, mais de 3,2 mil carros passaram pelo ponto de bênção até as 17h, fazendo com que o dia 26 de maio fosse marcado por solidariedade, religiosidade e devoção.

 


Junho

Corpus Christi solidário, em todo o Rio Grande do Sul: O levantamento final realizado pela assessoria de comunicação e pela Coordenação de Pastoral mostrou que os gestos de solidariedade realizados pelo povo de Deus da Diocese de Caxias do Sul, na semana da Solenidade de Corpus Christi, tiveram maior expressão do que os números divulgados de forma preliminar. Os fiéis das diversas paróquias partilharam mais de 60 toneladas de alimentos durante o “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, realizado em comunhão com as 18 dioceses gaúchas. A ação de solidariedade iniciou no dia 25 de maio e teve grande mobilização junto às paróquias. Em algumas comunidades foram realizadas procissões motorizadas com o Santíssimo Sacramento, momento em que também foram recebidas doações de alimentos.

 

Oração pelos 500 mil mortos pela Covid-19: a triste marca foi alcançada no sábado, 19 de junho. Dessa forma, a CNBB escolheu a data para a promoção de atividades de sensibilização. Na Diocese de Caxias do Sul, as paróquias realizaram momentos de oração em sufrágio pelas 500 mil vidas ceifadas, nas Missas do final de semana, 19 e 20 de junho. "Queremos expressar, na fé, nossa compaixão com as famílias enlutadas e colocar os que partiram diante do amor e da misericórdia do Pai", salientou o bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon. No Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, às 15h foi realizado o toque dos sinos e a celebração da Eucaristia, em comunhão com a CNBB.

 


Julho

Live e bênção para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e Idosos: a Diocese de Caxias do Sul preparou uma live com músicas e reflexões sobre o envelhecer. A atividade, promovida pela Coordenação Diocesana de Pastoral, foi realizada no dia 23 de julho, e contou com a presença da professora Ivonne Assunta Corteletti e da coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Santa Catarina, Barbera Menegat Andreazza. Ainda participaram do bate-papo a primeira coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese, Maria Isabel Antoniazzi, e o casal coordenador da Pastoral Familiar, Pedro e Roselene Reis, com a mediação da estudante de jornalismo, Isadora Martins e a participação do padre Ezequiel Dal Pozzo.  Já no domingo, 25 de julho, data escolhida pelo Papa Francisco, ao meio-dia, as rádios de diversas cidades da Diocese veicularam a mensagem e bênção do bispo, dom José Gislon, aos avós e idosos

 


Agosto

Mês das Vocações com a programação conjunta da Pastoral Vocacional e da Pastoral Familiar: a Diocese de Caxias do Sul deu início no domingo, 1º de agosto, ao Mês das Vocações 2021. Neste ano, pela primeira vez, ação foi realizada em comunhão pela Pastoral Vocacional e pela Pastoral Familiar. O tema geral esteve em unidade com o mote proposto pela Pastoral Vocacional da CNBB: "Cristo nos salva e nos envia", também inspirado no lema "Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). Já a Semana da Família, que aconteceu entre os dias 08 e 14 de agosto, teve como proposta "Alegria do amor na família". O Mês das Vocações, realizado sempre em agosto, tem como objetivo promover as ações de oração, formação e animação das comunidades católicas e jovens, para o discernimento vocacional. Foram realizados diversos momentos virtuais e presenciais, com destaque para os vídeos com os testemunhos vocacionais, as Missas transmitidas e as vigílias vocacionais com adoração ao Santíssimo.

 

Seminaristas instituídos como leitor e acólito: no domingo, 29 de agosto, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia), Cristian Fabiani e Luciano Dalmolin, foram instituídos nos ministérios de acólito e leitor, respectivamente. A Missa solene foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon, na Catedral Santa Teresa D'Ávila, em Caxias do Sul.  O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar nas ações litúrgicas. No caminho de formação presbiteral, esse ministério é o último a ser recebido antes da ordenação diaconal. Já o leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na Missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura.

 

Envio das respostas para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: a Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul realizou diversos encontros, com o clero, lideranças, religiosos e catequistas para a escuta e partilha em preparação à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que será promovida pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) no mês de novembro. Ao todo, foram enviadas mais de 400 respostas da Diocese de Caxias do Sul.

 


Setembro

Hospedagem Solidária atende 410 pessoas em situação de rua, no inverno: Na manhã do sábado, 04 de setembro, foi celebrada a Missa em ação de graças pelo trabalho desenvolvido pelos mais de 115 voluntários e pelos 106 Médicos do Mundo, na quarta edição do projeto Hospedagem Solidária. A Eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, dom Jose Gislon, e concelebrada pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti e Leonardo Inácio Pereira, na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes. Organizado pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, em parceira com a Fundação de Assistência Social e com a ONG Médicos do Mundo, o serviço de acolhimento iniciou em 19 de maio e atendeu 410 homens em situação de rua, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias. O número de vagas que era de 35 pessoas a cada noite, inicialmente, passou para 85, com as intensas ondas de frio dos meses de julho e agosto. Foram distribuídos 3.250 cafés da manhã e jantares, mesmo número de atendimentos médicos.

 

Programação dos 87 anos da Diocese de Caxias do Sul: Para marcar a data, o bispo diocesano, dom José Gislon, presidiu uma Missa em ação de graças, no dia 08 de setembro, data exata da bula papal, na Catedral Santa Teresa D’Ávila. Ainda na quarta-feira, foi veiculado nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Diocese o documentário produzido pelo Setor Juventude nos 80 anos da Igreja Particular, celebrados em 2014. O audiovisual reúne depoimentos de diversos padres, inclusive alguns já falecidos, sobre a caminhada eclesial na região. Como parte da programação dos 87 anos da Diocese, ao longo da Semana da Pátria, as comunidades e paróquias dos 32 municípios da região realizaram ações solidárias, como a coleta de alimentos.

 

Envio do padre Camilo Pauletti e da leiga Maria Bernardete Acadroli, para a missão em Moçambique: em Porto Alegre, no dia 15 de setembro, o Regional Sul 3 da CNBB enviou com alegria mais dois missionários para a Missão em Moçambique. O padre Camilo Pauletti e a leiga Maria Bernardete Acadroli aceitaram o chamado de Deus à missão ad gentes e se somam a equipe missionária de Moma. No domingo, 05 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foi celebrada a Missa de envio dos missionários, com a presença de dom Adilson Pedro Busin, bispo referencial para a Animação Missionária no Regional Sul 3.

 

Conselho de Leigos e Leigas elege nova coordenação: o colegiado foi eleito durante a reunião dos representantes das áreas e regiões pastorais, bem como das pastorais e organismo diocesanos, no sábado, 25 de setembro. O encontro foi realizado no Centro Diocesano de Formação Pastoral e contou com a presença do bispo diocesano, dom José Gislon, e do coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari. Na oportunidade, foram apresentados os novos integrantes titulares e suplentes do Conselho, com mandato de três anos. Por aclamação, entre os participantes, foram escolhidos: Lisiane de Sousa | Pastorais Sociais, Rogério Contini | Região Pastoral de Garibaldi, Lucas Dalsotto | Pastoral da Educação, Márcia Novello | Área Centro - Caxias do Sul e Liamara Garbin | Setor Juventude


Live para celebrar o Mês da Bíblia: a Diocese de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Iniciação à Vida Cristã, realizou na quinta-feira, 30 de setembro, Dia da Bíblia, a live intitulada: "Bíblia e Catequese: desafio sempre novo". O painel teve a participação do professor doutor padre Cássio Murilo Dias da Silva e da professora mestre Rita de Cácia Ló.

 


Outubro

Semana da Vida e Dia do Nascituro: a Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul preparou uma programação intensa para celebrar a Semana da Vida e o Dia do Nascituro em âmbito local. Em comunhão com a Pastoral Familiar e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da CNBB, as atividades iniciaram no dia 1º de outubro, com a Missa de abertura, na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila, presidida pelo bispo, dom José Gislon. A programação seguiu até o dia 10, com diversas palestras. Neste ano, a CNBB propôs como tema: "Família, santuário da vida". Por isso, as palestras foram voltadas aos temas de valorização da vida e da família, bem como houve espaço para as crianças com deficiência. Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais e alcançou mais de 15 mil visualizações.

 

41º Encontro das Zeladoras de Capelinhas: a Diocese de Caxias do Sul realiza, há 41 anos, no dia 12 de outubro, o Encontro das Zeladoras e Zeladores de Capelinhas. O evento acontece no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, justamente na solenidade litúrgica deste título mariano, com o objetivo de valorizar a missão vocacional das zeladoras nas comunidades e paróquias e, também, se aproximar ainda mais a dimensão da formação dos futuros padres. Em edições anteriores, mais de 1,5 pessoas das diversas cidades atendidas pela Diocese de Caxias do Sul lotaram o ginásio de esportes do Seminário. Com a pandemia, no entanto, a atividade sofreu alterações: o encontro aconteceu, entretanto, sem a aglomeração de pessoas. Como forma de representar todas as zeladoras e os zeladores das 73 paróquias da Diocese, foram convidadas as coordenadoras de cada localidade. Ao final, foi celebrada a Missa na capela do Seminário Aparecida e foi servido o almoço de confraternização.

 

Abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos: a Diocese de Caxias do Sul deu início, na tarde do domingo, 17 de outubro, à fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O ato aconteceu durante a Missa das 15h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A celebração, em unidade com as dioceses do mundo todo, reuniu representantes das sete regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, em comunhão com o bispo diocesano, dom José Gislon. Ao final da Missa, a equipe encarregada de trabalho e os padres coordenadores das regiões foram abençoados e receberam uma vela com a identidade visual do Sínodo e o material impresso, preparado pela Coordenação de Pastoral da Diocese. Dois dias antes, em coletiva de imprensa, dom José Gislon e o coordenador de Pastoral, padre Paulo César Nodari explanaram o calendário da fase diocesana deste que é o maior acontecimento na vida da Igreja desde o Concílio Vaticano II.

 

Encontro Diocesano dos Comunicadores: a Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul reuniu, no sábado, 23 de outubro, representantes das pastorais da comunicação de diversas paróquias e dos movimentos de evangelização. O encontro presencial aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral, e contou com a presença de mais de 30 pessoas, das regiões pastorais de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e do Vicariato de Nova Prata, padres e religiosas, além do Cenáculo de Maria de Caxias do Sul e do Movimento dos Focolares. A caminhada diocesana da comunicação também teve seu espaço de reflexão. O coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, enalteceu a grande participação dos comunicadores, tendo em vista ser a primeira atividade realizada. Por fim, a equipe deliberou pela realização da Escola Diocesana de Comunicadores, em 2022, para a formação de novas lideranças, bem como para a rearticulação da Pastoral da Comunicação, com a representação das Regiões de Pastoral, religiosos, movimentos, veículos de inspiração católica e a academia.

 

30ª Romaria da Pastoral da Dignidade da Mulher: a Pastoral da Dignidade da Mulher (PDM) da Diocese de Caxias do Sul realizou a sua 30ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na tarde da terça-feira, 26 de outubro. O encontro, no dia votivo de Nossa Senhora de Caravaggio, reuniu agentes e mulheres em situação de prostituição assistidas pela Pastoral em momentos de oração e integração.

 

Encontro com as coordenações dos coroinhas e acólitos: a Pastoral dos Acólitos e Coroinhas da Diocese de Caxias do Sul reuniu, no sábado, dia 23 de outubro os coordenadores paroquiais. O encontro, realizado no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, teve como objetivo iniciar o processo para a instituição dos acólitos nas paróquias e comunidades. A atividade contou com a presença de aproximadamente trinta coordenadores, das diversas paróquias da diocese.

 


Novembro

Mobilização da V Jornada Mundial dos Pobres e escuta do Sínodo: a V Jornada Mundial dos Pobres, convocada pelo Papa Francisco para o segundo domingo do mês de novembro de cada ano, foi marcada por gestos de solidariedade em todo o mundo. Na Diocese de Caxias do Sul, em sinal de unidade entre as paróquias, foi realizada a coleta de alimentos e roupas nas celebrações. As doações foram encaminhadas aos serviços de caridade das respectivas paróquias. Em Caxias, a Diocese, juntamente com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, realizou uma ação com as pessoas em situação de rua no domingo, 21 de novembro, no Salão da Paróquia São Pelegrino. Na oportunidade, os Médicos do Mundo ofereceram atendimento médico, odontológico, de corte de cabelo, podologia, dentre outros. Foram oferecidos o café da manhã e o almoço e, na oportunidade, atendendo ao chamado do Papa Francisco, foi realizado o momento de escuta dos pobres para o Sínodo dos Bispos 2021-2023.

 

5ª JTchêJ reúne mais de 350 jovens em São Marcos: os jovens da Diocese de Caxias do Sul realizaram no sábado, 20 de novembro, um momento especial junto à comunidade de São Marcos: a 5ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ). Com o lema escolhido pelo Papa Francisco – "Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!" (cf. At 26,16) – o evento contou com a participação de mais de 350 jovens, vindos das sete Regiões de Pastoral da Diocese. A JTchêJ 2021 marcou o reencontro presencial de movimentos, grupos de jovens e pastorais, em um evento realizado de acordo com todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. Para a edição de 2022, foi escolhida a região pastoral de Garibaldi como sede da 6ª JTchêJ.

 

Lançamento da campanha vocacional “Vinde e Vede”: uma live musical, com a presença dos seminaristas do Propedêutico e da Filosofia da Diocese de Caxias do Sul, marcou o lançamento da campanha "Vinde e Vede". A atividade, promovida pela Pastoral Vocacional, foi realizada na sexta-feira, 26 de novembro, pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e da Pastoral Vocacional.  A campanha é um projeto de comunicação que prevê dinamizar a ação específica que acompanha os jovens no tempo de preparação ao ingresso no Seminário. Cartazes já foram distribuídos para todas as comunidades da Diocese, com a imagem de um jovem que idealiza assumir a vocação sacerdotal. Durante a live também foi lançado o vídeo oficial da campanha, que pode ser acessado neste link: https://youtu.be/zb704mamK4k

 

Diocese de Caxias do Sul será a sede do Mutirão da Comunicação do RS, em 2022: a Diocese de Caxias do Sul, com muita alegria, irá acolher a 7ª edição do Mutirão da Comunicação (Muticom) do Regional Sul 3 da CNBB. A atividade, que é itinerante, será realizada no dia 26 de novembro de 2022. O anúncio foi feito pelo bispo referencial para a comunicação no Rio Grande do Sul, dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, no encerramento do 6º Muticom, na manhã do sábado, 27 de novembro. O encontro de 2021, embora virtual, teve como sede a Diocese de Montenegro.

 


Dezembro

Conselho Diocesano de Pastoral reflete a sinodalidade: o Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) acolheu, no sábado, 04 de dezembro, a reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral. O encontro contou com a presença de mais de 70 pessoas das Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, bem como os representantes do Conselho de Leigos e Leigas, padres coordenadores e responsáveis pelos movimentos de evangelização. A pauta central da reunião foi a sinodalidade, linguagem eclesial pontuada pelo Papa Francisco na convocação do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Durante o encontro, representantes das Regiões de Pastoral partilharam sobre a realidade local e os desafios para o “caminho em conjunto” proposto pelo Papa Francisco.

 

Lançamento do novo site da Diocese permitirá integração entre as paróquias: a Diocese de Caxias do Sul lançou, na manhã da sexta-feira, 10 de dezembro, seu novo website, com o objetivo de integrar o trabalho comunicacional que já existe nas paróquias e comunidades e tornar mais efetivo o caminho da informação para os públicos interno e externo. O lançamento aconteceu durante coletiva de imprensa, no espaço Mater Dei, junto à Catedral Diocesana.

 

Publicada a síntese prévia da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023: a Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentaram, nesta véspera do Natal do Senhor, a versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas culturais da nossa complexa e diversificada sociedade contemporânea. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul. Com a publicação, neste dia 24 de dezembro, a Igreja abre novo prazo para o envio de novas contribuições. Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe as sugestões sejam enviadas até o dia 30 de junho de 2022 e assim, a síntese final será entregue à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 31 de julho. O documento pode ser acessado neste link: https://bit.ly/SíntesePrévia

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias