Retiro do clero da Diocese de Caxias do Sul propõe aos padres mergulhar na oração e na Palavra de Deus
A proposta central do pregador é um deslocamento do foco: tirar o "eu" do centro para colocar Jesus no coração do olhar e da vida; O retiro se torna, assim, um tempo de renovação espiritual e de fortalecimento da identidade sacerdotal
O segundo grupo de padres da Diocese de Caxias do Sul iniciou na segunda-feira, 22 de setembro, seu retiro anual. O encontro, que se estende até o meio-dia da sexta-feira, dia 26, acontece no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, um local tradicionalmente dedicado à reflexão e oração.
Guiados pelo padre Miguel Schroeder, jesuíta com três décadas de experiência na pregação de exercícios espirituais, os presbíteros foram convidados a uma profunda imersão na oração e na Palavra de Deus. A proposta central do pregador é um deslocamento do foco: tirar o "eu" do centro para colocar Jesus no coração do olhar e da vida.
Conforme o padre Ezequiel Dal Pozzo, da Pastoral Presbiteral da Diocese, durante as meditações, padre Miguel tem instigado os participantes a se aprofundarem nos textos bíblicos não com a ânsia de respostas imediatas ou resultados tangíveis, mas com a simplicidade de quem se coloca à escuta. "Fazendo um exercício de imaginação da cena Bíblica, colocar-se dentro da cena e deixar Jesus falar ao nosso coração".
O retiro se torna, assim, um tempo de renovação espiritual e de fortalecimento da identidade sacerdotal. Um grupo de 25 padres do clero secular participam do encontro.