DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Artigos
27/09/2025

Peregrinos de Esperança, fortalecidos pelo pão da Palavra!

"Através da Palavra, Deus fala ao nosso coração de filhos e filhas. Através da oração na Palavra, podemos percorrer o caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele quer tocar o nosso coração e falar do seu amor e da sua misericórdia"

Peregrinos de Esperança, fortalecidos pelo pão da Palavra!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste último domingo do mês de setembro, “Mês da Bíblia”, a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia Nacional da Bíblia. Gostaria de lembrar da importância da Palavra de Deus no processo de evangelização, na missão da Igreja e na nossa vida de povo de Deus a caminho, como “peregrinos de esperança”. É bonito poder celebrar a presença da Palavra de Deus que orienta a nossa vida de fé e a vida da comunidade cristã, que sabe colocar-se à escuta do Senhor através da sua palavra. Jesus é a própria palavra de Deus, o “Verbo” enviado ao mundo para anunciar o Reino de Deus.

Mas ouvir por ouvir a Palavra de Deus muda pouca coisa na nossa vida de cristão. Quando, porém, tivermos a coragem de perguntar: O que ela diz para a minha vida? O que o Senhor quer de mim? Quando abrimos o coração, para nos colocar à escuta de Deus, percebemos a grande oportunidade que ele nos oferece, para começarmos a percorrer o caminho de discípulos que querem estar próximos do Senhor através da sua Palavra, encarnada e testemunhada, numa vida de fé comprometida com os valores do Reino anunciado por Jesus. Através da Palavra, Deus fala ao nosso coração de filhos e filhas. Através da oração na Palavra, podemos percorrer o caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele quer tocar o nosso coração e falar do seu amor e da sua misericórdia.

No caminho da história, foi Deus quem sempre deu o primeiro passo, com a sua palavra e a sua obra, para julgar e salvar, para revelar-se e conduzir a humanidade à liberdade e à vida plena. Ele sempre esteve presente na história para manifestar o seu amor, a sua verdade, para inaugurar o seu Reino e o seu desejo de salvação. Para escutar a sua palavra criou o homem, convidando-o também para colaborar no projeto divino de salvação, com a sua liberdade e o seu compromisso de fé e vida.

Num mundo onde vivemos correndo atrás de compromissos, parece não soar bem a atitude de parar para escutar o Senhor que nos fala através da sua Palavra. São Francisco de Assis dizia aos seus companheiros que devemos aprender com as pedras o valor do silêncio. É importante o silêncio da boca, para aprender a valorizar o silêncio do coração, que guarda a Palavra, para aprender a falar depois com a Palavra de Deus.

Quando uma pessoa aprende a escutar de forma assídua e pessoal a Palavra de Deus, torna-se capaz de escutar a si mesma, a realidade, a história e o outro. Quando aprendermos a escutar a realidade e a história, poderemos, através delas, reconhecer os sinais da presença de Deus e discernir a sua vontade para cada um de nós.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias