DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Santuário de Caravaggio
03/02/2025

Romaria Votiva reúne grande público em Caravaggio e expressa diversos sinais de fé e devoção

Programação da festa do dia 02 de fevereiro movimentou o Santuário de Caravaggio durante todo o domingo;

Romaria Votiva reúne grande público em Caravaggio e expressa diversos sinais de fé e devoção

Eles começaram a chegar ainda nas primeiras horas da manhã. Com máquinas e carretos agrícolas, de carro ou a pé. Não importava o meio. O que importava era estar na casa da Mãe, mesmo no momento em que a colheita da safra se intensifica. Foi desta forma que milhares de agricultores de Farroupilha e da região, passaram pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio durante o domingo, 02 de fevereiro. Muitos chegavam carregando caixas de frutos da lavoura para ofertar aos pés de Nossa Senhora. Um gesto e uma tradição que tem marcado e identificado a Romaria Votiva nos últimos anos.

As 10h foi celebrada a Missa Solene da 125ª Romaria Votiva de Caravaggio. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, presidiu a Assembleia Litúrgica e esteve acompanhado de outros sacerdotes. O interior do Santuário ficou lotado e muitos fiéis também se aglomeraram na parte externa para rezar.

Após a Missa, teve início a procissão das máquinas e carretos agrícolas pela Avenida Dom José Barea. À frente, o carro andor com a imagem da Virgem Maria, seguido por devotos que caminharam o percurso e, logo atrás, as centenas de máquinas completavam a procissão. No retorno à praça do Santuário, os Sacerdotes abençoaram todos os carretos agrícolas. A comissão organizadora da Romaria Votiva contabilizou 320 máquinas em Caravaggio durante o domingo, 02 de fevereiro.  

No período da tarde, após o almoço no Restaurante de Caravaggio, a programação seguiu com a récita do Terço e a celebração de Missas às 15h e 17h. As atividades foram concluídas com a distribuição de frutas e do cacho gigante de uva que estava aos pés da imagem de Nossa Senhora no interior da Igreja. Os fiéis que estiveram participando da Missa das 17h horas puderem levar para casa as frutas, uvas e também as flores que ornamentaram a imagem Peregrina de Caravaggio.

O reitor do Santuário Diocesano, padre Ricardo Fontana, concluiu que o domingo foi um dia de muita luz e de muita devoção. “A gente percebe mais uma vez como esta Mãe agrega os seus filhos e nos devolve algo que poderemos perder em nossa vida: a Esperança. Aqui viemos como peregrinos da esperança e levamos esta certeza de que o dia de amanhã sempre será melhor para quem espera, pois as promessas do Senhor nunca falham”, disse o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias