31/12/2021

Seguir a estrela que nos leva a Jesus

Seguir a estrela que nos leva a Jesus

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste primeiro domingo de 2022, nós celebramos como Igreja, comunidade de fé, a solenidade da Epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação ao mundo. É a festa da luz, porque foi o esplendor de uma estrela que atraiu a Belém pessoas vindas de muito longe, para encontrar a luz que brilhará nas trevas e iluminará o caminho de todos os povos.

Os magos representam os homens de todas as nações e de todas as épocas, que a fé conduz ao Senhor. O mistério da manifestação do Senhor nós celebramos no Natal e na Epifania. Estas duas festas celebram a manifestação resplandecente do Senhor, porque é a luz de Deus que resplandece e ilumina o mundo. Deus se manifesta mediante a encarnação do Filho no ventre de Maria, por obra do Espírito Santo. E não podemos esquecer que o objetivo da encarnação é a redenção do homem.

Como povo de Deus, queremos, primeiramente, não tanto contemplar o aniversário do nascimento de Cristo, mas celebrar com alegria, o mistério da sua manifestação ao mundo, na humildade da nossa carne, para nos salvar. Podemos dizer que hoje é a festa da nossa fé. Por isso, queremos juntos seguir o caminho daqueles que primeiro nos indicaram a estrada que leva a Jesus. O itinerário da busca inicia-se com a estrela que viram surgir no oriente, mas foi a decisão de encontrá-lo que os motivou a partir. E a busca chegara ao fim quando viram o Menino com Maria, sua mãe, e, ajoelhando-se diante dele o adoraram.

Os magos não encontraram o Deus das manifestações potentes e terríveis, tão presente nas narrações do Antigo Testamento, mas um Deus que se revela na fragilidade. Um Deus que acolhe, na verdade, ao seu berço vão todos, sem exclusão de categorias, dos simples pastores aos sábios. O Deus que se revela aos magos é um Deus que se manifesta, mas não se impõe. Ele se une a todos os homens na alegria e na dor, na angústia, na morte e na ressurreição.

Como peregrinos neste mundo para a casa do Pai, nós também queremos fazer a experiência dos magos, isto é: encontrar o Senhor, nos braços de sua mãe Maria, figura da Igreja. A Igreja, com amor de mãe, tem a missão de acolher, educar e fazer crescer na fé seus filhos e filhas, através da comunhão com Jesus Cristo, o filho de Deus.

+ Dom José Gislon, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul