16/03/2023

Segundo encontro da Escola de Comunicadores aborda estratégias de comunicação para a Semana Santa e o Tríduo Pascal

Durante a aula, o padre Marciano Guerra explanou os pontos principais de cada um dos atos litúrgicos da Semana Santa e incentivou os comunicadores a se envolverem na organização destes momentos celebrativos para ajudar os fiéis a rezar

"Comunicar a Semana Santa e o Tríduo Pascal" foi a temática do segundo encontro da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Na noite da quarta-feira, 15 de março, 20 pessoas de paróquias da Diocese e também de outras partes do Rio Grande do Sul, como dioceses de Montenegro, Osório e Santo Ângelo, bem como de outros Regionais, como o Paraná, participaram da aula virtual assessorada pelo reitor do Seminário Maior São José, padre Marciano Guerra.

Padre Marciano iniciou sua explanação fazendo memória da participação dos alunos nas celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em suas comunidades. Depois, explanou sobre o contexto da Páscoa na Bíblia, desde o Antigo Testamento, perpassando pela vida de Jesus como mistério pascal, estabelecendo relações de que a comunicação da Páscoa deve deixar transparecer: “algo novo”, isto é, a transformação da vida.

Em sua fala sobre a Páscoa, padre Marciano atualizou a “Páscoa Cristã” em dois termos: “Memorial Celebrativo”, isto é, Cristo presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas e, também, “Memorial Testamentário”, ou seja, as ações cotidianas dos cristãos onde está refletida a ação e a vida de Cristo. Além disso, explicou sobre a Páscoa anual, isto é, o ciclo pascal ordinário e a Páscoa semanal, aquela celebrada aos domingos, durante todo o ano. Fez isso pontuando a organização do Ano Litúrgico.

Na sequência, padre Marciano detalhou cada uma das celebrações da Semana Santa, iniciando pelo Domingo de Ramos, sugerindo a participação ativa dos comunicadores na organização e planejamento da Semana Santa, para um melhor aproveitamento da comunicação na essência de cada rito, para permitir que os fiéis possam fazer experiências de fé a partir dos conteúdos publicados.

Sobre a Escola de Comunicadores 2023

A Escola de Comunicadores 2023 inovou em relação à primeira turma, no ano passado. Neste ano, os encontros são híbridos e com transmissão síncrona pelo aplicativo Zoom. A novidade está permitindo a participação de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) não somente da Diocese de Caxias do Sul, mas de outros lugares.

As inscrições seguem até o dia 31 de março de 2023. Para quem não conseguiu participar do encontro realizado na quarta-feira, 15 de março, a aula permanece gravada e foi preparada uma atividade, sendo que o participante deve realizá-la e postá-la na pasta aberta para essa finalidade no Google Drive.

Além dessas atividades virtuais, outros dois encontros presenciais, mas também transmitidos de forma síncrona para participantes que acompanham a Escola de forma remota, serão realizados em julho e outubro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Estes encontros englobarão teoria e prática sobre assuntos como: produção fotográfica, audiovisual e de artes gráficas. Todo o percurso formativo terá o total de 40 horas/aula, com certificação para quem alcançar 75% de efetividade.

O investimento será de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais). O valor inclui o custeio da formação e dos assessores, bem como a emissão de certificado. Além deste valor, cada etapa presencial terá o valor de R$ 55,00 a serem pagos ao Centro Diocesano de Formação Pastoral, pelos lanches e almoço do dia.

Clicando no link abaixo é possível realizar a inscrição e escolher a forma de pagamento, que pode ser à vista, por boleto, com 5% de desconto, ou em duas vezes. Também é possível pagar por meio de cartão de crédito. Os encontros iniciam em março e seguem até o mês de outubro de 2023.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Confira a programação completa, com as datas e nomes de assessores

ENCONTROS A DISTÂNCIA – 1h30min cada um, sempre com início às 20h

15/03 - Comunicar a Semana Santa e o Tríduo Pascal - Pe. Marciano Guerra (Já realizado, entretanto a aula está gravada e também é possível acompanhar o vídeo e realizar uma atividade preparada)