25/05/2023

Sétimo encontro da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias reflete sobre instrução Communio et Progressio

Aula foi assessorada pela religiosa paulina Joana Puntel, que explanou sobre o documento escrito em 1971 pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que foca em dois pontos: Jesus comunicador e a formação dos comunicadores

Na noite da quarta-feira, 24 de maio, aconteceu o sétimo encontro da Escola de Comunicadores 2023, concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul, realizada de forma virtual, com a presença de 17 pessoas. A aula, com a temática “Instrução Pastoral Communio et Progressio”, foi assessorada pela religiosa paulina Irmã Joana Puntel.

A religiosa iniciou sua explanação fazendo memória do Concílio Ecumênico Vaticano II, realizado entre os anos de 1962 e 1965. Daí surge a reforma litúrgica e também uma nova forma de se “sentir Igreja”. Do Vaticano II sai o Decreto Inter Mirifica, primeiro documento conciliar a tratar de comunicação Já em 1971, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais publica a Instrução Pastoral Communio et Progressio.

Irmã Joana contextualizou historicamente a publicação da Instrução Pastoral Communio et Progressio. Marcada pela abertura que caracterizou os documentos do Concílio Vaticano II e a evolução das mentalidades nos anos seguintes, a Communio et Progressio é relevante por seu tom e pelo desenvolvimento dos caminhos segundo os quais a ação pastoral deve utilizar os meios de comunicação: a esperança e o otimismo são dominantes e o caráter moralizador e dogmático desaparece. A Instrução desenvolve 187 artigos.

Na sequência, a religiosa pontuou as principais características do documento. A Instrução, no número 109, afirma que a comunicação social é um elemento que articula qualquer atividade da Igreja, reconhecendo a legitimidade da formação da opinião pública dentro dela. A Igreja, por meio deste escrito, encara estes meios de comunicação social como "dons de Deus".

Logo depois, Irmã Joana apresentou a divisão temática do documento, tratando como introdução dos meios de comunicação social na perspectiva cristã, oferecendo elementos doutrinais; os meios de comunicação social como fatores do progresso humano e o empenho dos católicos no campo da comunicação. Segundo ela, a Communio et Progressio vai além do Inter Mirifica, colocando-se em outra posição: a mídia não é mais vista como um perigo, mas como força benéfica.

Ao encerrar a explanação sobre o documento, Irmã Joana salientou os dois principais pontos de destaque: Jesus é o comunicador do Pai e os cristãos católicos precisam de formação para comunicá-lo. Assim, recordou a importância do cultivo de uma espiritualidade madura que aproxime de Jesus e faça ter Nele o modelo de comunicação.

A aula foi concluída com uma importante troca de experiências entre a assessora e os participantes, que destacaram a clareza do documento para dar passos seguros no processo de comunicação do Evangelho.