DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Setor Juventude
19/11/2022

Setor Juventude promove encontro de formação com lideranças juvenis da Diocese de Caxias do Sul

Mais de 20 representantes de diversos grupos e movimentos participaram do momento que abordou aspectos referentes à condução das ações de evangelização, saúde mental nos grupos de jovens e perfil de uma liderança

Setor Juventude promove encontro de formação com lideranças juvenis da Diocese de Caxias do Sul

A liderança de grupos e movimentos de evangelização dos jovens foi o tema central do encontro de formação realizado pelo Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul na manhã deste sábado, 19 de novembro, no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Mais de 20 representantes de diferentes grupos participaram do momento que teve como objetivo capacitar, integrar e partilhar os desafios de liderar as ações junto aos jovens da Diocese. 

O encontro iniciou com acolhida e oração a partir da música “O profeta” e leitura do texto bíblico Jeremias 1, 4-12. Os presentes foram convidados a refletir sobre o chamado à missão de evangelizar e dar o seu “sim”, confiantes nos planos de Deus, mesmo sem se sentirem preparados. 

Na sequência, motivados por questionamentos, as lideranças partilharam os desafios e alegrias de coordenarem os grupos e movimentos. Outra atividade auxiliou na reflexão sobre o perfil de uma liderança por meio da leitura de textos sobre o tema e apresentação de um teatro mudo que ajudou a ilustrar o conceito. 

No período da tarde, a psicóloga Ângela Brum falou sobre a saúde mental e grupos de jovens, contextualizando a importância da atenção a este aspecto dentro dos espaços de convivência nas comunidades e paróquias.  

Por fim, integrantes do Setor Juventude partilharam o calendário 2023, já com datas para a realização de atividades a nível diocesano como: a Via Sacra da Juventude, a Romaria da Juventude e a 7ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ), além das reuniões ordinárias.  

Conforme o assessor do Setor Juventude, padre Marciano Guerra, os momentos de formação são essenciais para fortalecer e unificar os grupos: “São nesses encontros que as lideranças juvenis podem compreender um pouco mais como ocorrem os processos de evangelização e traduzirem na realidade do seu grupo, no seu carisma, as diretrizes partilhadas por toda a Igreja. As trocas entre eles das angústias, das dificuldades, mas também do que vem dando certo, de experiências positivas os ajudam a compreender que não estão sozinhos, possibilitando a formação de uma rede de apoio para fortalece-los na missão”.

 

Com informações e foto
Isadora Helena Martins
Comunicadora do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias