Subgrupo das Diretrizes da Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Caxias partilha leituras e traça planejamento
Com a partilha e as percepções de cada participante acerca das diretrizes e das necessidades percebidas pela Comissão de IVC a partir do Censo Catequético de 2023, foi organizado o planejamento para a elaboração do documento
No sábado, 03 de fevereiro, o subgrupo responsável pela atualização e redação das novas Diretrizes da Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Caxias do Sul se reuniu de forma presencial no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Surgido a partir da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã (IVC), o grupo de trabalho se encontrou virtualmente em dezembro para relacionar bibliografia básica que será usada na organização do subsídio.
Durante o encontro presencial, no sábado, os participantes puderam partilhar suas percepções a partir da leitura de diversos documentos, como o Diretorio Nacional de Catequese, o Diretório para a Catequese da Santa Sé, o Motu Proprio Antiquum Ministerium do Papa Francisco, além do Diretório Litúrgico-Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Outros livros também foram citados, sobretudo ao relacionar as faixas etárias que a Catequese aborda: crianças, adolescentes e jovens.
Com a partilha e as percepções de cada participante acerca das diretrizes e das necessidades percebidas pela Comissão de IVC a partir do Censo Catequético de 2023, foi organizado o planejamento: a coordenadora diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat, que está à frente do grupo de trabalho, com a ajuda de outros dois membros, vai recolher tudo o que foi colocado em pauta no sábado e irá organizar um material prévio.
O documento prévio deve ficar pronto no início do mês de março de 2024, para nova escuta nas Regiões de Pastoral, conforme datas já colocadas no calendário diocesano.