Brasão Pastoral Familiar - Diocese de Caxias do Sul

A Semana da Vida é uma proposta que vem se fortalecendo, se solidificando cada vez mais na Igreja do Brasil. Seu objetivo cuidar, zelar, proteger e defender a vida como dom de Deus, a partir da família.

Acontece anualmente no mês de outubro e culmina com o Dia do Nascituro, celebrado no dia 08 de outubro. Trata-se de uma mobilização em todo o país, com intensa programação nas dioceses, paróquias e comunidades. A data é fixa no calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e propõe à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.

Diz o texto da CNBB: “A atividade da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro é uma feliz iniciativa da Igreja. Busca ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de nossa sociedade, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis”.

Em Caxias do Sul, a primeira edição da Semana da Vida aconteceu em 2021 e a segunda, em 2022, marcada por Missas de abertura e encerramento e além de bate-papo outras atividades promovidas pela Pastoral Familiar. No ano de 2023, a Semana da Vida foi marcada por uma Missa e vigília pela vida e contra o aborto, na Catedral de Caxias do Sul.

Coordenação de Pastoral - Diocese de Caxias do Sul

Centro Diocesano de Formação Pastoral