Brasão Iniciação à Vida Cristã - Diocese de Caxias do SulBrasão Iniciação à Vida Cristã - Diocese de Caxias do Sul

Todo o Sacramento é sinal visível da graça invisível de Deus. Em sua pedagogia os sacramentos perpassam a história humana, marcando cada etapa significativa. Desde os primeiros séculos do cristianismo nascente compreendiam os sacramentos como “acontecimentos fundamentais da existência cristã.” (Rocchetta. p. 9). Fé e sacramento estão ligados essencialmente. Da mesma forma, temos a ligação essencial entre sacramento e Igreja, os sacramentos “são grandes acontecimentos da salvação, prolongando na Igreja as maravilhas de Deus.” (Rocchetta. p. 8). O Sacramento do Batismo é raiz e fonte da vida cristã. É a porta de entrada na vida eclesial.

A palavra Batismo quer indicar o sentido de mergulhar, de imergir. Também, pode ser entendido como iluminação, “este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento têm o espírito iluminado.” (São Justino) O Sacramento do Batismo, é dom dado por Deus como sinal visível em nosso meio. Assim, Deus é amor, logo o batismo é sinal desse amor.

Em 2020, a Igreja Católica presente em Caxias do Sul, para tornar-se sempre mais discípula e missionária de Jesus Cristo, propôs um novo projeto para o Sacramento do Batismo. "Estamos felizes em poder, como Igreja, propor para cada família que pede o Batismo de seu novo membro, um 'caminho' bonito a ser percorrido, que implica alguns passos, ora em família, ora em comunidade. Este processo inicial denomina-se “Iniciação à Vida Cristã”, porque “ser batizado”, “tornar-se cristão” não é apenas deixar-se batizar, mas é iniciar a vida de fé e assumir, gradativamente, o firme propósito de adesão a Jesus e à sua Igreja até o fim da vida, passando e tomando a sério, é claro, tanto os passos da catequese em preparação à Primeira Eucaristia e à Confirmação, como também da participação nas missas, pastorais, serviços e movimentos da Igreja.

Que bom cada família ter a iniciativa de poder “sair de casa” e ir à Igreja para pedir a “Graça” do Batismo. O Batismo, de fato, é o sacramento considerado “porta de entrada na Igreja”. É o início alegre e responsável do “itinerário da fé”. É apenas o início. É importante lembrar que o Batismo nos convida a continuar o caminho de adesão ao Mestre e Senhor Jesus Cristo, ao longo da vida. Esta adesão à fé em Jesus Cristo termina, porém, tão somente na vida eterna.

Coordenação de Pastoral - Diocese de Caxias do Sul

Centro Diocesano de Formação Pastoral