Pastoral Litúrgica
11/05/2024

A constitução dogmática Dei Verbum do Vaticano II é tema do primeiro encontro do ciclo formativo para leitores da Palavra de Deus

Presencialmente ou virtualmente quase 900 pessoas participaram da atividade, para escutar a reflexão do doutorando em Filosofia, Gabriel Frigo e do coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul,, padre Leonardo Inácio Pereira

Na noite da quinta-feira, 09 de maio, a Comissão de Liturgia da Diocese de Caxias do Sul promoveu o primeiro encontro do ciclo formativo para leitores da Palavra de Deus. Presencialmente, na Catholica Domus, aproximadamente 90 pessoas e mais de 830 usuários puderam acompanhar a atividade que teve como tema: "A Liturgia da Palavra e o seu contexto eucarístico", a partir da Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Vaticano II. Além disso, em diversas paróquias da Diocese, membros de equipes de liturgia e cantos puderam acompanhar, reunidos, a transmissão.

A atividade iniciou com a oração a partir da Leitura Orante da Palavra de Deus e a acolhida do pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi, e do coordenador da Comissão de Liturgia, padre Jocimar Romio. Logo depois, o doutorando em Filosofia, Gabriel Guilherme Frigo explanou sobre a organização da Dei Verbum. Depois, o coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira abordou a estrutura da Liturgia da Palavra na missa a partir de perguntas: o que se comunica e como comunicar a Palavra?; quem proclama a Palavra de Deus?; A espiritualidade do leitor e sua preparação para proclamar a Palavra.

O vídeo, na íntegra, pode ser acompanhado no início desta matéria e os PDFs de cada um dos assessores no encontro, além da constituição dogmática Dei Verbum

O ciclo formativo segue nas próximas duas quintas-feiras, 16 e 23 de maio, sempre das 19h30min às 21h30min, na Catholica Domus, no centro de Caxias do Sul ou pela transmissão no canal do YouTube da Diocese. As inscrições virtuais estão encerradas, sendo que o vídeo é colocado de forma pública aos sábados pela manhã no YouTube da Diocese. É possível participar presencialmente, sem inscrição.

16/05 (quinta-feira)
Liturgia, lugar privilegiado da Palavra de Deus (Verbum Domini)
- A novidade da Verbum Domini
- Sagrada Escritura e Sacramentos
- A Sagrada Escritura e o Lecionário (Por que foram selecionadas as leituras do Lecionário e Evangeliário? Podem ser mudadas? Quem pode fazer isso?)
- A Palavra e o silêncio
- Proclamação solene da Palavra de Deus
- Uma atenção especial ao ambão (mesa da Palavra)

23/05 (quinta-feira)
A proclamação da Palavra e orientações práticas (Doc. 97 da CNBB – Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja)
- Linhas de ação para o caminho de conhecimento, oração e evangelização da Palavra
- Postura ao microfone, tom de voz (clara e compreensível)
- A pontuação correta fundamental para o bom entendimento do que está sendo lido.
- Orientações práticas (chegar ao ambão, discrição nas vestes)
- Exercícios para a voz (fonoaudióloga)