A esperança na transmissão da fé: recursos da Campanha para a Evangelização investidos na Catequese da Diocese de Caxias
Com um processo iniciado ainda em 2023 chamado “No Caminho da Catequese”, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã realizou o Censo Catequético, que se desenrolou em mudanças no itinerário diocesano
“A Igreja é mãe se transmite a fé no amor, sempre com ar de amor. Não se pode transmitir a fé sem esta caraterística materna”, expressou o Papa Francisco em uma homilia na Casa Santa Marta em 2018. E a transmissão da fé, ou a catequese que popularmente conhecemos em nossas paróquias e comunidades, é uma preocupação recorrente do Santo Padre.
Inspirada pelas palavras do Papa Francisco, que alerta sobre a urgência de anunciar uma esperança concreta em Jesus Cristo, a Igreja no Brasil realiza, durante o tempo do Advento a Campanha para a Evangelização. A iniciativa quer reavivar a confiança e o vigor da fé em cada coração, levando a mensagem de que Deus se fez carne e habita na humanidade.
Na Diocese de Caxias do Sul, a transmissão da fé às novas gerações é uma prioridade pastoral. Com um processo iniciado em 2023 chamado “No Caminho da Catequese”, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã realizou o Censo Catequético, que recebeu 11 mil respostas de padres, coordenadoras, catequistas, pais/responsáveis e catequizandos. Aliado a isso, a coordenação visitou todas as Regiões Pastorais ao longo do primeiro semestre de 2024 para escutar a realidade.
De todo esse processo, que ainda está sendo desenvolvido, nasceram mudanças no itinerário catequético que iniciaram a implementação no segundo semestre de 2024 e seguirão em 2025. Uma das novas propostas, surgida da demanda apresentada no Censo, para privilegiar a catequese familiar, foram encontros para pais e familiares dos catequizandos.
E eles aconteceram ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, em todas as Regiões de Pastoral. O empresário Ronaldo Silvestre, que é pai da catequizanda da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, Ingrid Quadros Silvestre, ressalta a importância desses momentos em comunidade. “Uma das atividades que a gente participou foi dos encontros, com o objetivo de entender quais são os objetivos que a Catequese tem; quais são os ensinamentos que as nossas crianças podem aprender e, também, para que a gente possa replicar um pouco desse conhecimento dentro de casa, fazendo com que a casa da gente e a Catequese tenham uma sintonia”.
E todo esse processo é acompanhado por catequistas que disponibilizam os talentos confiados por Deus para a transmissão da fé. Disse o Papa Francisco na conclusão da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa. “Obrigado às nossas raízes que nos transmitiram a fé, que nos transmitiram o horizonte duma vida”.
Em 2024, a Campanha para a Evangelização tem como tema: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”. E os catequistas são chamados a serem faróis da Esperança para crianças e famílias. É o que partilha conosco a catequista Rosalba Perez. “Ser uma catequista farol da Esperança é demonstrar para todos os pais e para os próprios catequizandos que a Igreja é viva e unida e que através dos ensinamentos de Jesus, podemos ter esperança nos momentos difíceis que passamos, que Jesus está conosco e que temos o apoio de toda a comunidade-Igreja”.
A manutenção e o acompanhamento do projeto “No Caminho da Catequese” são feitos com recursos da Campanha para a Evangelização, que realiza sua coleta nacional sempre no III Domingo do Advento, neste ano dias 14 e 15 de dezembro. Do total de R$ 46.718,77 que ficaram na Diocese de Caxias do Sul a partir da coleta realizada em 2023, R$ 19.091,72 foram destinados à Iniciação à Vida Cristã.
Nesse sentido, a coordenadora diocesana de IVC, Margareth Bedin Menegat, recorda a importância do investimento realizado pela Diocese de Caxias do Sul na organização catequética. “O encontro pessoal com Jesus Cristo é o objetivo da Catequese, e a Diocese contribuiu muito com estas mudanças implementadas e irá continuar contribuindo. Por isso que a Campanha para a Evangelização é muito importante”.
O secretário executivo de campanhas da CNBB, o padre Jean Poul Hansen, convida para participar da coleta nacional. “Essa coleta sustenta a ação evangelizadora na Diocese, no Regional e na dimensão nacional da CNBB. Por isso, nos dias 14 e 15 de dezembro, seja generoso, seja generosa na sua oferta aí mesmo na sua comunidade, pois tudo será posto em comum e ação evangelizadora da Igreja no Brasil é que vai ganhar com isso”.
Além da Iniciação à Vida Cristã, também receberam recursos da Campanha para a Evangelização 2023 a Pastoral da Comunicação e o Setor Juventude.