Diocese de Caxias do Sul participa do 9º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3, em Osório
No sábado, 07 de dezembro, o encontro reuniu mais de 70 pasconeiros de diversas arqui/dioceses; a Diocese de Caxias do Sul foi representada por 15 pessoas que lotaram uma van para participar do evento
Agentes da Pastoral da Comunicação de todo o Rio Grande do Sul participaram, no sábado, 07 de dezembro, do 9º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3. O encontro aconteceu na Diocese de Osório e debateu a presença da Igreja nos meios digitais como forma de fortalecer a ação evangelizadora da Igreja.
A Diocese de Caxias do Sul foi representada por 15 pessoas que lotaram uma van para participar do evento. Participaram comunicadores de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi, além da coordenação diocesana da Pascom e dos responsáveis pela comunicação do Setor Diocesano da Juventude e também da Pastoral Vocacional.
“Mas afinal, para onde queremos ir?”, iniciou questionando o assessor do encontro, Fabiano Fachini. O palestrante ressaltou a importância de estar nas diversas redes sociais a partir de um objetivo claro e planejado, “pois o caminho que tomamos na comunicação nos leva a cumprir a missão que nos foi confiada: Ide ao mundo e pregai o Evangelho a toda cultura”, explicou.
Ao abordar como deve ser a presença e atuação no ambiente digital, Fabiano alertou sobre o perigo da adoção de “métricas da vaidade”, que prevê apenas a quantificação de seguidores ou visualizações em postagens para avaliar a ação da Pascom. “Uma busca incessante e sem critérios por seguidores, baseada na comparação com outras páginas, não é o melhor caminho”, ressaltou o assessor, complementando que “Na Igreja, nosso foco é comunicar com proximidade, seguindo a autenticidade a partir do exemplo de Jesus, que conquistou seus seguidores pelo testemunho”, disse ele.
Comunicação católica e marketing católico
Na continuidade de sua exposição, Fachini explorou o caminho desde o marketing 1.0 até o que hoje conhecemos como 6.0. Partindo das primeiras propagandas, focadas somente na distribuição e venda de produtos, com mensagens iguais a todos os consumidores, até chegar ao marketing atual, centrado nas necessidades de cada pessoa, com estratégias apoiadas por Inteligência Artificial e que utiliza de todos os sentidos e sentimentos dos consumidores.
Para ajudar a ação pastoral dos agentes de comunicação nas redes sociais, o assessor apresentou algumas tendências importantes para as mídias sociais, entre elas o estabelecimento de relacionamentos mais sustentáveis, a postagem de vídeos curtos em formato vertical e o comportamento das pessoas nas redes, que compartilham mais e comentam menos. Fabiano destacou também outras percepções, como a de que somos todos influenciadores, o alto consumo de podcasts e videocasts, a humanização nas redes e a variedade de canais.
Para a vice-coordenadora da Pascom da Diocese de Caxias do Sul, Rejane Lisot, o encontro foi enriquecedor e mostra os belos passos da Igreja no campo da comunicação. "O que nós estamos aprendendo aqui não é para nós, mas pra gente levar para as nossas paróquias, para as nossas comunidades, a melhor maneira de a gente se comunicar. Como fazer isso hoje nas redes sociais, para que a nossa comunicação seja realmente abrangente e que ela leve a Verdade, que para nós é uma só, é Jesus.
Ela também cita a importância que a Diocese tem dado à comunicação, a partir dos investimentos realizados. "Esse investimento que a Diocese de Caxias do Sul fez com a Pascom, pra mim, foi de grande valia, porque nós estivemos em Aparecida, no Encontro Nacional da Pascom e agora estamos aqui no Muticom em Osório, em momentos de formação, mas também de construção de uma unidade de missão e trabalho", salientou.
Durante este 9º Muticom, os participantes votaram para a nova coordenação da Pascom do Regional Sul 3, elegendo a lista tríplice que será apresentada à Comissão Episcopal Pastoral: Melissa Maciel (Osório), Felipe Padilha (Caxias do Sul) e Roberto Feitosa Júnior (Santa Maria).
O encontro foi concluído com o anúncio do local onde será próximo Muticom, na Diocese de Montenegro. Em seguida, dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório, presidiu a celebração de encerramento deste 9º Mutirão de Comunicação na Catedral Nossa Senhora da Conceição.