Paróquia de Antônio Prado
24/05/2023

Bênção da pedra fundamental dá início oficial às obras da Igreja de São Pelegrino, em Antônio Prado

Cerimônia contou com Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que abençoou a pedra fundamental, na companhia dos padres Kleiton Pena e Lucivan Francieski

A Comunidade de São Pelegrino, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado, viveu um momento de fé e esperança no sábado, 20 de maio, com a bênção e colocação da pedra fundamental no terreno onde será construída a nova igreja. O evento, marcado por emoção e devoção, contou com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, o pároco, padre Kleiton Pena, o vigário paroquial, padre Lucivan Francieski e um grande número de fiéis da comunidade, bem como, autoridades civis, dentre elas, o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle.

Dom José destacou a importância desse momento como um marco de renovação e esperança para todos os presentes. Em suas palavras, ele ressaltou a relevância da nova igreja não apenas como um espaço físico, mas como um símbolo da fé e do compromisso dos fiéis em viver em comunidade. “O que vi aqui é um viver em comunidade, as pessoas se unindo para construir um espaço sagrado, onde possam como “Povo de Deus” celebrar a sua fé e acima de tudo receber a formação que precisa como povo a caminho. Aqui, esta comunidade irá se alimentar com o Pão da Palavra, mas também com o Pão da Eucaristia”

A pedra fundamental foi abençoada pelo bispo e representa o próprio Jesus Cristo, a base sólida sobre a qual a comunidade irá se edificar, foi colocada no local de destaque, aos pés do novo campanário e, embaixo dela, objetos e documentos que registram a história da comunidade e o momento de sua bênção.  Muitos fiéis choraram de emoção enquanto acompanhavam o rito.

Segundo o pároco, padre Kleiton Pena, a comunidade formada em 2005, vem trabalhando para construir a própria igreja. “São quase 20 anos que as lideranças estão se preparando para construir, e hoje, estar aqui na presença do bispo e da comunidade reunida é um passo importante. A nossa fé é estar sobre o Cristo e essa pedra é para nós sinal do Cristo que sustenta toda a Igreja.”

A construção da igreja de São Pelegrino será realizada ao longo dos próximos meses, com o envolvimento ativo da comunidade.  Conforme o projeto, a igreja contará com sacristia e um anexo, com uma sala multiuso e banheiros. A comunidade já recebeu a aprovação da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra e do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese. A previsão é que a igreja seja inaugurada no próximo ano, o projeto da capela foi desenhado pela Arquiteta Fernanda Marin e sua arquitetura ousada impressiona pela beleza e modernidade.

Com informações e fotos de Marilita Calgaro Scapinelo
Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Antônio Prado