Vigário Episcopal apresenta Campanha da Fraternidade 2025 no Legislativo de Nova Prata
O pároco local, que é o representante do bispo na região, padre Mauri Francescatto visitou os vereadores e falou sobre a CF 2025, que traz a temática "Fraternidade e Ecologia Integral" e entregou o texto-base ao presidente
Seguindo uma das linhas de ação proposta pela Diocese de Caxias do Sul para a vivência prática da Campanha da Fraternidade 2025, na noite da segunda-feira, 31 de março, a iniciativa foi apresentada na Câmara Municipal de Nova Prata. O pároco das Paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, do Rio Branco, padre Mauri Francescatto, apresentou tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31).
Em sua fala, padre Mauri, que também é o vigário episcopal do Vicariato de Nova Prata, isto é, o representante do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, lembrou que a Campanha da Fraternidade acontece há 61 anos e tem seu ponto alto no tempo da Quaresma, desde a década de 1960. Ele também fez memória do Ano Santo, o Jubileu de 2025, que marca este tempo da história a partir da temática "Peregrinos da Esperança".
Durante o espaço, salientou a importância da Quaresma como tempo de conversão pessoal, comunitária e social. "A Campanha da Fraternidade expressa o desejo da Igreja de que a comunidade cristã ajude a sociedade brasileira a converter-se e assumir novos rumos em relação a temas que são relevantes para a totalidade da nossa população, de modo particular chamando atenção para o cuidado com os mais pobres e o bem comum".
O texto proferido por padre Mauri lembrou o ensino social do Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si' que chama ao cuidado com a Casa Comum, o planeta Terra. Na conclusão de sua fala, expressou o desejo da Diocese de Caxias do Sul ao longo desta Quaresma, ponto alto da Campanha da Fraternidade. "Com Diocese de Caxias do Sul, gostaríamos que os senhores e senhoras nos auxiliassem neste processo de conscientização e conversão de nossas estruturas políticas, econômicas e civis". Ao final, convidou os vereadores à leitura do texto-base, sobretudo no capítulo 3 (Agir), que apresenta diversas ações práticas para a pauta de projetos voltados à Ecologia Integral.
Ao deixar a tribuna da Câmara, padre Mauri entregou o texto-base da Campanha da Fraternidade 2025 ao presidente do Legislativo, vereador Vinício Reinelli. Como uma das ações no âmbito da conversão social, a Diocese propõe divulgar a Campanha da Fraternidade nas Câmaras de Vereadores dos municípios atendidos.
A equipe permanente da CF na Diocese preparou um texto, enviado às Regiões de Pastoral e aos padres para que organizem esses momentos junto ao Legislativo local. A Campanha já foi apresentada nas câmaras de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Jaquirana e Nova Prata.