Candidatos da Escola Diaconal São Filipe concluem estudos de Pastoral Urbana com visitas às casas no bairro Reolon, em Caxias
Ao longo da tarde do sábado, eles subiram e desceram as ladeiras do bairro, se encontraram com realidades distintas, pessoas de outras confissões religiosas e casas fechadas. Também buscaram entender o funcionamento e a organização local.
No sábado, 22 de novembro, os candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Caxias do Sul concluíram os estudos de Pastoral Urbana com um momento de visita às famílias no bairro Reolon, em Caxias. O deslocamento para a comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, que pertence à Paróquia Santíssima Trindade, aconteceu no início da tarde. Na igreja, receberam o envio e, de dois a dois, com a Bíblia e a água benta, iniciaram a peregrinação pelas ruas.
Os membros da Escola Diaconal São Filipe estão realizando a formação teológica e puderam vivenciar esse contato chegando às casas, levando a presença da Igreja e a bênção. Moradora antiga do bairro Reolon, Ida Marini Nunes, acolheu os candidatos ao diaconato Manoel Dresch e Sandro Lentz em sua casa. Junto com seu esposo, acolheu os missionários e rezou com eles. "Não tem coisa melhor, porque as pessoas chegam até nós para nos abençoar através deles que são instrumentos de Deus enviados para nós. Isso é bom. Quisera que todos os lugares pudessem ter e receber pessoas assim".
Ao longo da tarde do sábado, eles subiram e desceram as ladeiras do bairro, se encontraram com realidades distintas, pessoas de outras confissões religiosas e casas fechadas. Os candidatos ao diaconato também buscaram entender o funcionamento e a organização da localidade, além do trabalho realizado pela Igreja Católica no cuidado com os mais vulneráveis.
Membro da Escola Diaconal São Filipe, Manoel Dresch já atua nas equipes de missão da Paróquia Mãe de Deus, de Carlos Barbosa. Ele ressalta a importância desse momento de visita às comunidades de Caxias do Sul para a formação dos futuros diáconos permanentes. "A gente aprende a conviver também com os meios sociais, com a pastoral urbana, isso nos faz crescer até mesmo na nossa fé e ver a realidade em que nós estamos vivendo, porque até mesmo nós visitamos famílias que não são da Igreja Católica, mas nos acolheram com uma alegria, com alegria no coração, e isso faz com que a gente cresça também na nossa fé".
A conclusão da jornada de visita e missão foi com a celebração da Missa na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio. A celebração foi presidida pelo pároco local, padre Moacir Pauletti e concelebrada pelo diretor da Escola Diaconal, padre Leonardo Inácio Pereira. A Eucaristia também marcou os 25 anos de vida religiosa da Irmã Cleonice da Cruz Yoshikawa


