Iniciação à Vida Cristã
07/09/2024

Catequistas da Região Pastoral de Bento Gonçalves participam de formação para os encontros de famílias da catequese

Mais de 130 pessoas das oito paróquias da Região participaram da atividade assessorada pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira; ele explanou sobre os encontros de famílias da catequese

Na noite da sexta-feira, 06 de setembro, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Caxias do Sul realizou um encontro de formação para catequistas da Região Pastoral de Bento Gonçalves, na Paróquia Santo Antônio. Mais de 130 pessoas das oito paróquias da Região participaram da atividade assessorada pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira. Ele explanou sobre os encontros de famílias da catequese, cuja proposta é que as paróquias realizem as atividades de outubro a dezembro de 2024.

Com as mudanças previstas e propostas pela coordenação diocesana da Iniciação à Vida Cristã a partir do Censo Catequético 2023 e da escuta realizada nas Regiões de Pastoral e no Vicariato de Nova Prata no primeiro semestre, a catequese iniciará com encontros de pais e responsáveis. Os catequizandos irão iniciar as atividades em 05 de março de 2025, com a Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma.

Serão quatro momentos com as famílias a serem organizados de acordo com a realidade de cada paróquia. Os temas a serem desenvolvidos com os pais, seguindo a metodologia da Leitura Orante da Palavra de Deus, serão: a) o primeiro anúncio cristão e a fé da Igreja; b) a celebração do mistério cristão e os sacramentos; c) a oração em família; d) a participação da vida em comunidade e a vida partilhada.

A Comissão Diocesana preparou um livreto com as orientações práticas para os quatro encontros, bem como a estrutura e os materiais necessários para cada momento.