Confira a série do programa Razões da Fé sobre as conferências-gerais do episcopado da América Latina e Caribe
Ao todo quatro programas foram ao ar nos domingos 14, 21 e 28 de julho e 04 de agosto, tendo como convidados o padre Leonardo Dall Osto e o doutorando em Filosofia Gabriel Guilherme Frigo; logo abaixo você terá acesso aos vídeos das quatro produções
O programa Razões da Fé, produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, veiculado semanalmente na Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes da Diocese vem provocando diversas conversas a partir de pautas da Igreja em todos os seus âmbitos. Depois de preparar uma série sobre os concílios na História da Igreja, desta vez, nos dias 14, 21 e 28 de julho e 04 de agosto, foram quatro produções sobre as conferências-gerais do episcopado da América Latina e do Caribe.
A série foi produzida com o objetivo de mostrar a unidade da Igreja sob o olhar do Bispo de Roma e a colegialidade episcopal a partir da organização na América Latina e no Caribe.
Os convidados para todos os programas foram o padre Leonardo Lucian Dall Osto, que é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, atua como vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caxias do Sul e o doutorando em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Gabriel Guilherme Frigo. A mediação foi feita pelo assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha. Logo abaixo você terá acesso aos vídeos das quatro produções e poderá acompanhá-las.
No primeiro programa, a temática escolhida foi: "Igreja Católica na América Latina: caminho ou utopia?" e abordou pontos importantes como a utilização do método ver-julgar-agir, presente ainda hoje na vida das comunidades e dioceses. Foram pontuadas questões como a recepção da Lumen Gentium e da Gaudium et Spes, documentos do Concílio Vaticano II.
Na segunda conversa, a temática foi: "De Medellín a Puebla: o que é ser Igreja, povo de Deus?". O programa trouxe a história e as decisões da Conferência de Puebla, no México, de 1979. A pauta tratou sobre a terceira conferência e abordou, entre outras questões, a evangélica opção preferencial pelos pobres e a influência da Teologia da Libertação para a Igreja na América Latina.
Na terceira conversa, o programa trouxe a temática: "Cultura de vida X culturas de morte: os sinais da Conferência de Santo Domingo". O debate foi dedicado à quarta reunião dos bispos latino-americanos e caribenhos em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. Entre as perguntas e respostas esteve a importância da conferência para discutir sobre a nova evangelização e também sobre a missão da mulher na vida da Igreja; também apareceu a interferência da Santa Sé no método ver-julgar-agir.
No quarto programa, o debate foi dedicado à quinta reunião dos bispos latino-americanos e caribenhos em 2007, no Santuário de Aparecida, no Brasil. Entre as perguntas e respostas esteve a importância do cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, como redator do documento final da Conferência e a presença do Papa Bento XVI no encontro, além da perspectiva missionária da Igreja a partir da dignidade batismal do povo de Deus.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.