Dia do Catequista é celebrado nos quatro cantos da Diocese de Caxias do Sul
Quarto domingo do Mês das Vocações é dedicado aos leigos e leigas, com um destaque especial para o ministério dos Catequistas; na Diocese de Caxias do Sul, são mais de 2,5 mil Catequistas que atuam nas quase mil comunidades
O Dia do Catequista, celebrado no último final de semana do mês de agosto, 27 e 28 de agosto, e que, neste ano, também se somou ao dia da vocação dos leigos e leigas, foi recordado e vivenciado nos quatro cantos da Diocese de Caxias do Sul. Diversas paróquias realizaram momentos de oração, retiro, celebração da Santa Missa, homenagens e confraternizações para recordar a ministério dos homens e mulheres que têm a missão de conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos no caminho da Iniciação à Vida Cristã.
Em sua mensagem para o Dia dos Catequistas, o bispo diocesano, Dom José Gislon, manifestou sua gratidão aos homens e mulheres que se dedicam aos serviços, pastorais e grupos, mas deu destaque à figura do Catequista. "Quero expressar minha estima e gratidão aos catequistas da Diocese. Que cada um sinta-se abençoado por Deus, por poder doar parte da sua vida, do seu tempo tão precioso, na formação cristã das crianças, dos jovens e também dos adultos", completou ao recordar que são mais de 2,5 mil Catequistas que atuam nas quase mil comunidades.
Em Caxias do Sul, os Catequistas celebraram da vida e a vocação em diversas paróquias, como foi na Catedral Diocesana a Missa das 18h, do sábado, dia 27. A Missa dos Catequistas também teve a presença dos jovens que serão crismados em 2022 e suas famílias. Na Paróquia São Pelegrino, os Catequistas tiveram um dia de convivência e integração, também no sábado, e concluíram a programação com a Eucaristia.
Outras paróquias que celebraram, em Caxias do Sul: Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, Santos Apóstolos, Cristo Operário, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Galópolis, Santa Fé, São Ciro e São José, no bairro Desvio Rizzo.
Na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, a Missa em ação de graças pela vida e missão dos Catequistas foi celebrada no domingo, dia 28 de agosto, às 10h, no Santuário Santo Antônio. Os mais de 100 Catequistas receberam como presente uma camisa da Animação Bíblico-Catequética da Paróquia. A Paróquia São Roque, também em Bento, celebrou a Eucaristia com bênção aos Catequistas no final da tarde do sábado, 27 de agosto.
As paróquias São Francisco de Assis, de Monte Belo do Sul, Santa Teresa, em Santa Tereza e Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira, também celebraram a data com a Missa e a entrega de uma lembrança aos Catequistas.
No Vicariato de Nova Prata, a Paróquia São Tiago e Nossa Senhora de Fátima, em Nova Araçá, celebrou o Dia do Catequista ainda no mês de julho, no dia 25, quando a Igreja recordava São Tiago. Além da celebração da Missa, os Catequistas foram homenageados e também participaram de uma confraternização.
Já na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, a celebração aconteceu na tarde do domingo, 28 de agosto, com a presença do pároco, padre frei Mauri Francescatto, do padre Melchior Stuani e do seminarista Cristian. No salão paroquial, após a Missa, foi realizada a confraternização.
No sábado, dia 27 de agosto, as Paróquias de São Jorge, em São Jorge e São Pedro, de Guabiju também celebraram a vocação daqueles que são os educadores na fé. No final da tarde aconteceu o encontro dos Catequistas com um momento de espiritualidade coordenado pelo seminarista Cristian Fabiani, seguido da Missa e de um jantar de confraternização.
Em Veranópolis, também no sábado, aconteceu o Encontro de Catequistas, com a presença do pároco, frei Miguel Debiasi e a assessoria do marista Irmã Narciso Camatti. Após um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, puderam confraternizar no salão paroquial.
A região Pastoral de Flores da Cunha, que irá receber a próxima etapa da Escola Catequética, em 21 de setembro, rezou e recordou os Catequistas nas celebrações do final de semana. No entanto, a opção é pela confraternização ser feita ao longo do mês de setembro nas paróquias.