Diocese de Caxias do Sul conclui veiculação dos vídeos da série documental de 90 anos de história
Lançada no dia 05 de setembro com o primeiro episódio dedicado à fé dos imigrantes italianos a série terá a publicação do último vídeo nesta sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h, no canal do YouTube trazendo perspectivas do futuro da Igreja na Serra
Com a memória nas raízes, os pés no presente e o olhar no horizonte, a Diocese de Caxias do Sul conclui a veiculação dos vídeos da série documental dos 90 anos de sua criação, celebrados em 08 de setembro de 2024. Lançada no dia 05 de setembro com o primeiro episódio dedicado à fé dos imigrantes italianos a saga terá a publicação do último audiovisual nesta sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h, no canal do YouTube trazendo perspectivas do futuro da Igreja na Serra.
A série, intitulada “Diocese de Caxias do Sul: 90 anos de comunhão, participação e missão” reuniu mais de 30 entrevistas realizadas ao longo do mês de julho de 2024. As imagens foram captadas em diversos locais e com diversas perspectivas da importância da Igreja: a visão acadêmica, a abordagem pastoral e os testemunhos.
Em nove capítulos, foram contados fatos marcantes do envolvimento dos católicos com a saúde, a educação, a comunicação, o trabalho social e de caridade, o apoio aos jovens e também o olhar sobre a cultura. Um dos entrevistados foi o escritor e pesquisador da cultura da imigração italiana, José Clemente Pozenato, que fez sua páscoa no dia 25 de novembro de 2024. A entrevista foi gravada em 16 de julho de 2024, na igreja de São Pelegrino. Sua participação está no primeiro episódio, sobre a fé dos imigrantes, e no oitavo, sobre a arte e a cultura já na perspectiva dos 150 anos da imigração italiana.
A Diocese de Caxias do Sul foi criada pela bula Quae Spirituali Christifidelium, do Papa Pio XI, em 08 de setembro de 1934, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Segundo o decreto Christus Dominus, do Papa São Paulo VI, publicado em 1965, a “Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”.
A organização da série nasceu da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, em 2023. Em outubro de 2023, a Pascom reuniu pessoas de diversas áreas do conhecimento, ex-padres, historiadores, padres e fiéis leigos para que ajudassem o grupo a pensar na produção audiovisual. E esse grupo pensou, sugeriu, ponderou e pontuou. Para operacionalizar as gravações e edições, a Diocese contratou a Finis Comunicação. As entrevistas foram produzidas e dirigidas pelo assessor de comunicação da Diocese, o jornalista Felipe Padilha, que também acompanhou a íntegra da edição.
Numa dessas reuniões da equipe de trabalho foi recordada a existência de filmes antigos, em rolo, guardados no Museu Diocesano Dom José Barea. Assim, com a colaboração do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC-UCS), foram digitalizadas as películas e descobertas preciosidades como a gravação do Congresso Eucarístico Diocesano de 1948, que o IMHC data como o segundo filme mais antigo da cidade.
Além disso, ao longo dos episódios, os espectadores poderão conferir imagens dos funerais de Dom José Baréa (1951), a chegada de Dom Benedito Zorzi (1952), a celebração do jubileu de ouro sacerdotal do Cônego João Meneguzzi. Também o jubileu de prata sacerdotal de Dom Benedito Zorzi e a ordenação de três padres na Catedral, bem como o jubileu de 25 anos da Diocese, em 1959. Registros da Romaria de Caravaggio do ano de 1958 também estão entre os filmes digitalizados e uma Missa presidida por Dom Paulo Moretto recém ordenado bispo para Cruz Alta, em visita a Caxias, na Igreja de Lourdes.
Fazem parte desta comissão que pensou esta série documental dos 90 anos:
- Pe. Álvaro Pinzetta
- Angélica Stefanski
- Anthony Beux Tessari
- Daniel Schüur
- Felipe Padilha
- Ivo Adamatti
- Pe. Kleiton Pena
- Rosalina Cassol Schvarstzhaupt
- Rudinei Zorzo
Após a veiculação dos episódios, no início de 2025 será publicada no canal da Diocese de Caxias do Sul no YouTube () um compilado completo dos nove episódios. Na sequência, os fiéis também poderão conhecer, na íntegra, os filmes digitalizados que também serão disponibilizados no YouTube.
Confira cada um dos epísódios: