Setor Juventude
12/09/2023

Diocese de Caxias do Sul participa do Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, em Aparecida

O assessor eclesiástico, padre Gustavo Predebon, e a assessora jovem do Setor Juventude, Caroline Spigolon, participaram da atividade que teve como tema “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes”

O assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon, e a assessora jovem, Caroline Cichin Spigolon, participaram, entre os dias 07 e 09 de setembro, do XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (RDJ), promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atividade reuniu mais de 400 pessoas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

O objetivo do encontro foi aprofundar o projeto "Ao Seu Lado" que é o plano de evangelização juvenil da Igreja no Brasil para o triênio 2023-2025. Os participantes estudaram o plano pensando também em novas linguagens de evangelização, enfatizando o protagonismo juvenil, onde jovem evangeliza jovem.

O RDJ enfatizou ainda o cuidado com os jovens, trazendo a juventude como uma das prioridades pastorais. À luz dessa reflexão, o grande grupo refletiu a interação jovens-Igreja a partir de diversos temas atuais como esportes e expressões artísticas, comunicação da igreja com os jovens, a Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco, que fala sobre ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum. Também foram abordados temas como a saúde mental e o suicídio, onde foi partilhado um relato sobre a aplicação de tendas de ouvidoria com o método da Logoterapia.

"Foi a minha primeira vez em um encontro nacional da juventude. Para mim, como assessora jovem do Setor Juventude, foi muito importante conhecer as realidades de outras dioceses do Brasil até para entender melhor a nossa própria realidade. É incrível ver como o processo de evangelização juvenil pode ser tão diverso e plural, mas sempre ter como foco o amor de Deus por nós", destaca Caroline.

Para o assessor eclesiástico, padre Gustavo Predebon, que assumiu o Setor Juventude no início de 2023, esses encontros colaboram com a dimensão do trabalho de evangelização das juventudes nos seus diversos aspectos. "Precisamos dessa troca de experiências, precisamos olhar para o lado e nos encontrar com quem pensa diferente, quem trabalha a evangelização juvenil com outras ferramentas e formatos. Assim é a nossa Igreja, que constrói a unidade na diversidade dos dons e carismas", salienta.

O encontro contou com a presença de outros representantes das dioceses do Rio Grande do Sul. Na foto, padre Gustavo e Caroline, com o bispo referencial para a juventude no Rio Grande do Sul e membro da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Darley José Kummer, que atua como auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre.