Diocese de Caxias do Sul participa do 10° Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, em Montenegro
A Diocese de Caxias do Sul disponibilizou o transporte e foi representada por uma delegação com agentes da Pascom das cidades de Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi
O 10º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, realizado no sábado, 06 de dezembro, no Instituto São José, em Montenegro, reuniu agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), comunicadores e agentes pastorais de todas as regiões do Rio Grande do Sul para um dia de formação, espiritualidade e troca de experiências. Com o tema “Como implantar e fortalecer a Pascom na minha paróquia?”, o evento destacou a importância da escuta, do serviço e da comunicação integrada com a vida comunitária.
A formação central foi conduzida pelo comunicador Marcus Tullius, ex-coordenador nacional da Pascom (2018–2024), que ressaltou a necessidade de uma comunicação enraizada na realidade paroquial e na espiritualidade do anúncio. Segundo ele, uma boa produção de conteúdo só ganha sentido quando sustentada pela “comunicação humana”, capaz de criar vínculos, promover o encontro e dar visibilidade à vida real das comunidades.
A coordenadora regional da Pascom, Melissa Maciel, reforçou que o Muticom buscou resgatar o essencial da pastoral. “Comunicar é, antes de tudo, construir relações, escutar e caminhar com as pessoas”.
Pela manhã, o bispo anfitrião, dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, e o bispo referencial para a Pascom no Regional Sul 3, dom Juarez Albino Destro, acolheram os participantes lembrando que a missão comunicacional da Igreja deve estar a serviço da verdade, da justiça e da paz. O secretário regional da CNBB Sul 3, padre Rogério Ferraz, destacou que a comunicação e a evangelização têm um mesmo centro. “Nossa mensagem é Jesus Cristo, e Ele deve aparecer em nossas ações e atitudes”.
À tarde, quatro oficinas práticas aprofundaram temas como produção de notícia com inteligência artificial, fotografia em espaços litúrgicos, storytelling e pastoral digital. A dinâmica reforçou o caráter colaborativo do Muticom, unindo teoria e prática.
Para muitos participantes, o Muticom renovou o entusiasmo pela missão da Pascom. “Houve troca, aprendizado e um olhar cuidadoso para o humano, antes da técnica”, resumiu Frei Ericles Lopes, de Canoas. O sentimento geral foi de fortalecimento e motivação para continuar comunicando a vida e a missão da Igreja.
A Diocese de Caxias do Sul disponibilizou o transporte e foi representada por uma delegação com agentes da Pascom das cidades de Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. O assessor de comunicação da Diocese, jornalista Felipe Padilha, também participou da atividade como oficineiro.
O encontro também contou com a entrega do Prêmio de Comunicação Pe. Landell de Moura, que reconheceu os melhores trabalhos de comunicação produzidos no Estado. A Diocese de Caxias do Sul foi bastante premiada contando com quatro produções que ficaram em primeiro e segundo lugares.
A coordenadora da Pascom da Paróquia São Pedro de Garibaldi, Rafaela Ferronatto recebeu dois certificados de segundo lugar, um por reportagem em texto e outro de áudio e vídeo; Regina Dias Schmidt, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Farroupilha ficou em segundo lugar na categoria de fotografia, que teve o troféu de primeira colocada entregue para Angélica Stefanski, da mesma paróquia.
Conheça os finalistas e os primeiros colocados em cada categoria:
REPORTAGEM EM TEXTO
1º LUGAR: Semana do Migrante destaca acolhimento e solidariedade na Arquidiocese de Porto Alegre – Greice Pozzatto;
2º LUGAR: Região Pastoral de Garibaldi celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais – Rafaela Ferronatto.
ÁUDIO / VÍDEO
1º LUGAR: Projeto Família Acolhedora – Greice Pozzatto;
2º LUGAR: Paróquia de Garibaldi realiza peregrinação Jubilar para Daltro Filho – Rafaela Ferronatto;
3º LUGAR: Programa “Nossa Igreja em Missão” com Frei Orestes Serra e conteúdo inédito das Irmãs Clarissas – Pe. Gerson Schmidt.
EIXO ESPIRITUALIDADE
1º LUGAR: Por vezes, os sinais são visíveis. Outras vezes, não. – Gabriel Machado;
2º LUGAR: Informativo Carmelitano, Número 48 – Leonardo Rodrigues dos Santos;
3º LUGAR: Retiro da PASCOM fortalece espiritualidade e partilha na Semana da Comunicação – Lupi Scheer dos Santos.
FOTOGRAFIA
1º LUGAR: “Pregue o Evangelho em todo o tempo e, se necessário, use palavras - São Francisco de Assis” – Angélica Stefanski;
2º LUGAR: Da Cruz brota a esperança que não decepciona – Regina Dias Schmidt;
3º LUGAR: Diante do Santíssimo Sacramento – Ana Cristina Schaeffer Cecchin.
Ao final, foi anunciado que o 11º Muticom será sediado pela Diocese de Frederico Westphalen, no dia 28 de novembro de 2026.


