DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Vocacional
30/11/2025

Eduardo Cantelli é ordenado padre no Santuário de Caravaggio em celebração carregada de emoção

Aos 27 anos, o jovem natural de Bento Gonçalves, recebeu o sacramento da Ordem no grau presbiterado, isto é, do sacerdócio no contexto do Jubileu dos Peregrinos da Esperança, nos 2025 anos da encarnação do Verbo

Eduardo Cantelli é ordenado padre no Santuário de Caravaggio em celebração carregada de emoção

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ficou completamente lotado para a celebração da ordenação presbiteral do jovem Eduardo Cantelli, na manhã do sábado, 29 de novembro. A Missa solene iniciou às 10h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, e por um grande número de padres, com a participação de diversos diáconos.

Aos 27 anos, o jovem natural de Bento Gonçalves, recebeu o sacramento da Ordem no grau presbiterado, isto é, do sacerdócio no contexto do Jubileu dos Peregrinos da Esperança, nos 2025 anos da encarnação do Verbo. Cantelli escolheu como lema de ordenação um versículo retirado da segunda carta de São Paulo a Timóteo: "Lembra-te de Jesus Cristo" (2Tm 2,8).

Em sua homilia, Dom José recordou a missão do padre diocesano, chamado a cuidar do povo de Deus espelhado no Bom Pastor. "O sacerdote precisa ter disponibilidade para ir atrás da ovelha perdida, da ovelha ferida. Disponibilidade para cuidar de suas feridas. Caro filho Eduardo, entre o chamado de Deus e esse momento, passaste por um longo período de preparação. Que todos os gestos da tua ordenanção fiquem gravados na tua mente e no teu coração".

Após a homilia, Eduardo fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo. Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que todo o povo cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o sacerdócio. Feita a prece de ordenação e tendo o bispo e os padres feito a imposição das mãos sobre o neosacerdote, ele recebeu a estola presbiteral e a casula. Findado o momento da vestição, Dom José Gislon ungiu-lhe as mãos e lhe deu o abraço da paz, seguido dos demais sacerdotes.

O novo padre expressou sua alegria em dar seu “sim” à Igreja neste Jubileu. Ele recordou que a data escolhida, 29 de novembro, lembra o dia em que recebeu a Primeira Eucaristia. “É um momento de graça, essa ordenação aqui no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, igreja jubilar da nossa Diocese neste Ano Santo, e é muito bom poder receber a graça de ser ordenado padre. É um dom imenso que nos cobre, que nos excede, mas que nos integra com a nossa fraqueza, com a nossa limitação. Nosso Senhor conta conosco. Mas aqui, na Casa da Mãe de Caravaggio, poder receber o dom, a graça da ordenação presbiteral é imerecido. É muito bom poder celebrar com as comunidades, com o povo de Deus, com o bispo diocesano. É um grande prazer".

Ao final da celebração, padre Eduardo fez seu agradecimento em forma de oração, olhando para o grande crucifixo do Santuário. Para terminar seu momento de gratidão, junto com seus pais, Gilmar e Dalvina, se dirigiu para junto de Nossa Senhora e depositou uma flor. Ao som da canção "La voce di Maria", realizou o gesto de tantos peregrinos à Casa da Mãe: o toque na imagem em um gesto de profunda emoção. 

Padre Eduardo nasceu em novembro de 1998, na comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra. Ingressou no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves no ano de 2014. Em  2017, cursou o Propedêutico, no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul.

Na mesma Casa, entre os anos de 2018 e 2020, esteve na etapa do Discipulado, cursando a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De 2021 a 2024 residiu no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, onde realizou a "Configuração", com os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No ano do Propedêutico atuou na Pastoral da Saúde do Hospital Pompéia, em Caxias, e aos finais de semana no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Em 2018 acompanhou a comunidade Nossa Senhora da Paz, da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul. Em 2019 e 2020 Cantelli colaborou com o trabalho da Pastoral Vocacional.

Ao longo dos anos da Teologia, realizou sua pastoral aos finais de semana sempre vinculado ao Sagrado Coração de Jesus: em 2021 e 2022 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul e em 2023 e 2024 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no centro de Farroupilha. No início de 2023, Cantelli realizou seu estágio de experiência missionária, na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

No dia 26 de abril de 2025 foi ordenado diácono por Dom José Gislon, no Santuário Santo Antônio em Bento Gonçalves, lugar onde recebeu o Batismo. Padre Eduardo Cantelli é vigário paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, com sede no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias