DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Campanha da Fraternidade
12/01/2023

Diocese de Caxias do Sul reúne e disponibiliza conteúdos formativos sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer", a Campanha da Fraternidade 2023 incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus

Diocese de Caxias do Sul reúne e disponibiliza conteúdos formativos sobre a Campanha da Fraternidade 2023

A Diocese de Caxias do Sul, por meio de seu site e redes sociais, está reunindo e disponibilizando os conteúdos formativos preparados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade 2023. Com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer", a partir do Evangelho segundo Mateus, a CF inicia no dia 22 de fevereiro, quando a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas e o início do Tempo da Quaresma.

A Campanha da Fraternidade 2023, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus. No contexto diocesano, a coordenação de Pastoral está organizando um momento formativo para o mês de fevereiro e também estruturando propostas práticas para a ação pastoral nas diversas realidades da Diocese de Caxias do Sul.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

 

Introdução – Curso de Formação CF 2023 com Dom Joel Portella

 

Ver - Curso de Formação CF 2023 com Pe Jean Poul

 

 

Iluminar – Curso de Formação CF 2023 com Mariana Venâncio

 

 

 

Agir – Curso de Formação CF 2023 com Pe Patriky

 

 

 

 

Conclusão – Curso de Formação CF 2023 com Pe Jean Poul

 

Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023

 

 

Seminário Nacional da #CF2023 - 1° Dia

 

 

Seminário Nacional da #CF2023 - 2° Dia

 

Seminário Nacional da #CF2023 - 3° Dia

 

 

 

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias