24/03/2023

Dom José Gislon é eleito presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul

O bispo diocesano foi eleito por aclamação, por unanimidade dos conselheiros e terá a missão de presidir a entidade que é responsável por manter a UCS, o Hospital Geral, o Cetec e as rádios UCSFm; posse deverá acontecer no mês de maio

Dom José Gislon é eleito presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul

O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) realizou assembleia eletiva, na tarde da quinta-feira, 23 de março. O representante da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, padre Eleandro Teles, apresentou a candidatura do bispo Dom José Gislon, que foi eleito por aclamação, por unanimidade dos conselheiros.

Dom José não esteve presente na eleição porque participou, nesta semana, da reunião Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, por ser presidente do Regional Sul 3 da CNBB.

A vice-presidência do Conselho Diretor da FUCS terá o representante da prefeitura de Caxias do Sul, Cláudio Pessôa de Oliveira. Nos próximos dias deve iniciar uma série de reuniões para a transição. A data da posse não está marcada, mas deve ocorrer no mês de maio, sendo que o mandato é de três anos.

A FUCS é formada por representantes do Município de Caxias, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, do Governo do Estado, da Mitra Diocesana, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da UCS, sendo a Diocese, a Prefeitura de Caxias e a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos as entidades fundadoras da Universidade, em 1966.

Esta é a primeira vez que a Mitra Diocesana assume a presidência da FUCS. A Diocese de Caxias do Sul ocupou por duas vezes a vice-presidência da entidade: de 2002 a 2005, com o então bispo diocesano, Dom Nei Paulo Moretto, e de 2005 a 2008, representada pelo senhor Roberto Boniatti. A Fundação tem como mantidas a UCS, o Centro Tecnológico UCS (Cetec); as rádios UCSFm e o Hospital Geral.