10/05/2024

Dom José Gislon reúne clero que atua na Diocese de Caxias para fortalecer a unidade da Igreja, povo de Deus

O encontro serviu para a escuta dos padres que atendem comunidades atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos de terra e dar encaminhamentos práticos; Dom José ressaltou a importância de ajudar a reconstruir a esperança das pessoas

Dom José Gislon reúne clero que atua na Diocese de Caxias para  fortalecer a unidade da Igreja, povo de Deus

Na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, o bispo diocesano de Caxias do Sul convocou reunião extraordinária do clero que atua nas paróquias e comunidades da região, com o objetivo de fortalecer a unidade da Igreja neste momento de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A atividade, realizadade forma virtual, reuniu os padres das seis Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata, e foi conduzida por Dom José e pelo vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira.

O primeiro momento foi de escuta dos padres que atendem comunidades atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos de terra. Cada presbítero pôde falar sobre a realidade encontrada nas localidades e como estão os gestos de solidariedade e caridade nas paróquias. Diante disso, Dom José ressaltou a importância da Igreja ser sinal de esperança para as pessoas: "Padres, peço que vocês sejam sinais de esperança, possam dar alento ao povo de Deus. Não sejamos profetas da desgraça, mas da misericórdia de Deus que acompanha seu povo", salientou.

Na sequência, foram dados encaminhamentos práticos: padre Leonardo falou sobre o fundo diocesano que está recebendo as doações via PIX ([email protected]) e da decisão da Coordenação de Pastoral de estabelecer um comitê central para gerir os recursos. Além disso, pontuou a importância de que cada paróquia possa, junto com seu pároco, ter o seu comitê para visitar as realidades que necessitam desse investimento, para que a Diocese faça o devido repasse de valores e a prestação de contas, sempre visando a transparência.

Os padres também ressaltaram a solidariedade do povo de Deus de suas paróquias e de outras cidades, que fazem chegar doações de roupas, colchões, alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, remédios dentro do prazo de validade, materiais de primeiros socorros, fraldas, dentre outros. Assim, se ressaltou que todas as paróquias recebam doações e possam, na medida do possível, enviar ao centro de operações e triagem estabelecido no ginásio do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.